Shopee é a segunda maior plataforma de vendas online no Brasil
12/05/2021 15:51 em Tecnologia

Com uma atuação discretíssima e campanhas pontuais, a Shopee se torna a segunda maior plataforma de vendas online no Brasil

Elias Lubaque e Marco Ribeiro

Com o advento da pandemia, o comércio virtual ganhou um grande impulso, para desespero de parte da economia que vive da venda presencial. Como em quase tudo que acontece em economia, este fator acabou criando um novo panorama dos negócios. 

O e-commerce, além de movimentar as plataformas digitais e criar novas soluções tecnológicas de comercialização, fez crescer o número de empresas que vendem tudo virtualmente. 

O comércio eletrônico no Brasil atingiu 1,49 bilhão de acessos, um aumento de 21% em relação ao mesmo período em 2020. Quem tem mais se beneficiado desse crescimento são as empresas que trabalham com produtos quase todos importados. 

Segundo relatório da Conversion, a gigante da internet Amazon abocanha quase metade deste mercado (47,7%); em segundo lugar vem a pouco badalada mas muito procurada Shopee (17,1%), seguida da Shein (11,7%) e a badalada AliExpress, em quarto (11,7%).

O fato é que pouco se sabe sobre a asiática Shopee. Em suas páginas na web, há poucas informações institucionais e o contato com seus executivos por meio de sua assessoria de comunicação é quase impossível. Para uma empresa que depende muito de marketing e divulgação, chega a ser incompreensível faturar tanto com vendas. Mas em reposta ao Grupo ABC News a assessoria disse que é estratégico o silêncio e principalmente falando em expansão. “Estamos fazendo em segredo algumas coisas, estamos no Brasil desde 2019 e crescendo, está dando certo, na hora certa vamos falar mais do futuro da empresa”.

Apesar de todo o mistério que está por trás de si,  a empresa que tem forte presença no sudeste da Ásia, principalmente em Taiwan e Singapura, de onde é originária.  Pertencente ao Sea Group (anteriormente conhecido como Garena), que ela foi fundada em 2015 pelo empreendor Forrest Li, do qual pouco se sabe sobre sua trajetória nos negócios.

A plataforma Shopee foi lançada em Singapura em 2015 e, desde então, expandiu seu alcance para a Malásia, Tailândia, Taiwan, Indonésia, Vietnã, Filipinas e Brasil (primeiro país a lançar o serviço fora da Ásia em 2019).

As operações da Shopee no Brasil aparentemente são reduzidas e os comerciantes em seu site no Brasil parecem ser os mesmos de suas plataformas asiáticas.

“Esta é uma iniciativa lançada por nossas equipes internacionais como um projeto paralelo para atender às demandas de seus comerciantes internacionais”, disse Shopee em um comunicado não assinado por e-mail, distribuído para a imprensa.

O grande trunfo da Shopee no mercado brasileiro foi a campanha com um comercial inspirado no hit nacional “Recairei” e lançando um desafio no TikTok batizado de “Shopeesadinha”. Nesta campanha, a empresa está oferecendo cupons de frete grátis sem valor mínimo e ofertas diárias exclusivas de produtos a R$ 1,99. Em outra pesquisa recente, a líder em downloads de aplicativos de compras identificados na pesquisa foi a Shopee. Em pouco mais de um ano, já apareceu como a líder em downloads de aplicativos de compras no País, segundo levantamento da RankMyAPP.

Fonte: Grupo ABC News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!