Senai São Caetano apresenta Laboratório de Cibersegurança para os 42 gerentes regionais do Ciesp
30/08/2023 21:50 em Tecnologia

Não adianta ter grandes produtos tecnológicos na empresa, se eu não capacitar meus usuários para poder utilizá-los de forma segura. A orientação é de Oliver Guerino, coordenador de Tecnologia do Senai-SP, que recebeu na manhã desta quarta (30), gerentes das 42 diretorias regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) para falar sobre cibersegurança. O Ciesp representa hoje 8 mil indústrias em todo o estado de São Paulo

A imersão no tema da cibersegurança aconteceu na arena do Cyber Lab Services do Senai Paulo Antônio Skaf, em São Caetano do Sul, na região do ABCD Paulista. A escola, que tem 32 laboratórios e capacidade para 1.900 alunos é especializada em cursos de nível mais complexo na área de TI (Tecnologia da Informação). A unidade possui, por exemplo, o 1⁰ computador quântico educacional de toda a América Latina.
De acordo com Guerino, a preocupação com cibersegurança faz parte do “pacote” da indústria 4.0, que aumenta a produtividade, mas também traz riscos de ataques de hackers. "Quando a gente fala de preparação para a digitalização e para segurança cibernética, precisamos ter consciência de que é necessário trabalhar de forma conjunta três frentes: processos, pessoas e tecnologia", disse o coordenador.

De acordo com ele, dados do Senai-SP mostram que dentre as empresas de pequeno porte, 23% têm média vulnerabilidade a ataques cibernéticos, enquanto 50% têm risco alto. Por outro lado, é impossível dizer que 27% das empresas restantes, que tenham baixo risco, estejam completamente livres dos ataques. Todas as empresas que passam pelo processo de digitalização estão expostas às ameaças cibernéticas, que podem comprometer a reputação, operação, faturamento e até a própria sobrevivência do negócio.

O Gerente Regional do Ciesp Diadema, Dario Sanchez, compareceu no encontro e conferiu de perto o trabalho que o Senai está desenvolvendo e que é muito importante nessa área que cresce a cada dia para atender a demanda das empresas. "Um dia excelente. É importante que os nossos associados saibam mais sobre essa tecnologia. Iremos organizar uma visita técnica para que os associados possam conhecer e utilizar os novos recursos da cibersegurança. Interessados procurarem a nossa equipe do Ciesp Diadema", recomendou.

Proteção de Dados

O DPO (Data Protection Officer) do Ciesp, Marcos Andrade, que é o responsável pela cibersegurança da entidade, além de ser 1º diretor secretário, explica que com a LDPG (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) no Brasil, todas as empresas passaram a ter que fazer um esforço contínuo para preservar a segurança dos dados que detém, como o dos sócios, funcionários e dos clientes, por exemplo. De acordo com ele, o ponto mais frágil em geral tem sido às pessoas na utilização das novas tecnologias no dia a dia, que podem clicar em links falsos ou ceder dados como usuário e senha de suas contas, por exemplo. Andrade lembra que os cibercriminosos aprimoram cada dia mais seus conhecimentos e que e-mails falsos, por exemplo, estão mais sofisticados e difíceis de serem descobertos. Os clássicos erros de português, que facilitavam a identificação pelo usuário, já não têm ocorrido com tanta frequência.

Ele também alerta para a prática do ransomware, os ataques de sequestro digital dos quais grandes empresas têm sido vítimas e que podem inviabilizar desde a emissão de notas fiscais até a produção toda de uma fábrica. "Se grandes empresas, que estão bem preparadas estão expostas a ataques, que dirão as pequenas. Às vezes você está tão preocupado com o produto, a produção, o marketing e acaba deixando de lado aspectos técnicos que também precisam de muita atenção. Esse é um trabalho de conscientização para que possamos nos proteger melhor. Os cibercriminosos são um ladrão a procura de uma janela aberta”, disse Andrade.

A gerente regional de Sorocaba, Eva Alexandra Corrêa Paulino, afirma que a indústria ganha muito com o Senai atuando também nessas vertentes, tanto de LGPD, quanto de cibersegurança. “Isso nos ajuda no trabalho de conscientizar e numa espécie de consultoria para alertar as empresas sobre riscos. Hoje fala-se bastante sobre cibersegurança e muitas vezes não entendemos a aplicação. O Senai consegue trazer isso e nos fazer vislumbrar de uma maneira mais prática”, afirma Eva.

A coordenadora regional do Ciesp em Bauru, Solange Costa Navarro, vai na mesma linha e avalia que os conhecimentos adquiridos foram válidos porque agregam no trabalho de conscientização junto às empresas. “Nós pensamos que sabemos, mas a partir do momento que você tem esse contato com especialistas e com esses cases de invasões e riscos, compreende ainda mais o contexto que vivemos.  Hoje, em qualquer lugar todos estão expostos, tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas”, afirma Navarro.

Na opinião de Eliane Guerra, coordenadora regional do Ciesp de Marília, a experiência foi interessante e permite aos gerentes levar conhecimentos às regionais e aos empresários associados. “A escola apresenta recursos inovadores sobre cibersegurança.”
O Senai prepara treinamentos online gratuitos voltados para empresas para o mês de setembro. As informações serão divulgadas em breve pelos canais do Ciesp e do Senai-SP. Empresas interessadas no tema de cibersegurança podem participar de uma autoavaliação gratuita do Senai de São Caetano pelo link https://cyberscore.istic.io/

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!