A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou a implantação de barreiras sanitárias para restringir a circulação de pessoas.
A administração municipal alega tentar conter a disseminação do coronavírus, a UTI Covid-19 do município está com 98% de ocupação.
A medida estará em vigor, pelo menos, até o fim dos feriados prolongados, no domingo de páscoa.
Agentes do departamento de trânsito e da Guarda Civil Municipal se juntarão a profissionais de saúde para medir a temperatura das pessoas na entrada e saída da cidade e questioná-las sobre o motivo de estarem passando por São Caetano.
O acesso ao município não será proibido, mas o objetivo das autoridades é de que as barreiras consigam inibir a circulação de pessoas.
Entretanto, a prefeitura não esclareceu como vai fazer com os passageiros dos ônibus vindos das cidades vizinhas que atravessam a cidade para chegar à capital paulista, e vice-versa, por exemplo.
Tampouco se os passageiros da Linha 10 - Turquesa (da CPTM) também terão de passar de alguma forma por alguma barreira ao desambarcar na estação de trem da cidade.
A medida visa ainda evitar a migração de pacientes contaminados pelo coronavírus para tratamento na cidade.
A ação também visa evitar o deslocamento (e, consequentemente, diminuir os riscos de contágio) até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Julio Marcucci Sobrinho, que está funcionando no limite de sua capacidade de atendimento, e exclusivamente para casos de urgência e emergência.
Segundo informações do portal G1, desde o início de de março, quatro pacientes contaminados pelo coronavírus morreram na fila por um leito Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Caetano, e todos tinham vindo de cidades vizinhas em busca de tratamento.
E também que um funcionário de um hospital de São Caetano teria contado à reportagem do portal que não tem ventilação mecânica suficiente para atender todos os pacientes. Os hospitais estariam lotados, com macas nos corredores e pacientes recebendo oxigenação de bruços, posição que ajudaria no tratamento. (Da redação do Grupo ABC News, com informações do portal G1)
Saiba onde serão instalados os bloqueios sanitários:
Barreira 1(saída sul): Avenida Goiás com Avenida Guido Aliberti, no Jardim São Caetano, divisa com Rudge Ramos (São Bernardo do Campo)
Barreira 2 (saída oeste): Avenida Guido Aliberti com Estrada das Lágrimas, na Vila São José, divisa com São João Clímaco (Zona Sul de São Paulo)
Barreira 3 (saída leste): Avenida Goiás com Rua Joana Angélica, na Vila Barcelona, divisa com Utinga (Santo André)
Barreira 4 (saída norte): Viaduto Independência com Praça Itália, no Centro, divisa com Vila Alpina (Zona Leste de São Paulo)