A Prefeitura de Diadema e o Centro Universitário FMABC assinaram, nesta quarta-feira (10/9), um Termo de Cooperação Técnica que vai permitir ampliar o atendimento oftalmológico para moradores da cidade. Ao todo, serão cerca de mil consultas e 150 cirurgias mensais. A parceria deve permitir zerar a fila de cirurgia de catarata em menos de um ano. Atualmente, são 1700 pacientes estão na espera. Também serão contempladas oito cirurgias de estrabismo/mês, que serão realizadas no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS).
A parceria foi selada em uma reunião no Centro Universitário, localizado em Santo André. Além do prefeito e do reitor da FMABC, David Uip, o evento contou com as presenças do secretário municipal da Saúde de Diadema, Antônio Carlos do Nascimento, e de seu adjunto Gustavo Tomaz; o vice-reitor da FMABC, Fernando Fonseca, e o professor-coordenador do Curso de Oftalmologia, Vagner Loduca, entre outras autoridades e convidados.
O acordo prevê diversos tipos de atendimentos oftalmológicos para todas as idades, com consultas e procedimentos sendo realizados tanto nos equipamentos de saúde de Diadema quanto no Ambulatório de Especialidades do Centro Universitário. O atendimento ainda prevê o acompanhamento pós-cirúrgico adequado para a recuperação clínica do paciente. O município ficará responsável pelo agendamento dos pacientes no Centro Oftalmológico da FMABC, bem como realizar exames pré e pós cirúrgicos.

A cooperação é vista como uma forma de desenvolver o ensino dos estudantes de Medicina ao mesmo tempo em que se reduz a fila de espera por atendimentos em Diadema.
Em sua fala, Taka relembrou o cenário de Diadema quando assumiu o governo: “Herdamos mais de R$ 2,5 bilhões em dívidas e os problemas se arrastaram também na parte da saúde, pois eram 120 mil exames em atraso e espera de mais de 120 dias para uma consulta simples nas UBSs da cidade. Atualmente, 70% desta fila colocada em ordem, há medicamentos nas unidades e restabelecemos as consultas para no máximo 45 dias. Esta parceria vem trazer mais alento e esperança para a nossa população”.
Qualidade acadêmica na prática
Para o reitor do Centro Universitário, essa é uma oportunidade de mostrar o valor da qualidade de ensino aplicada na instituição. “É uma parceria muito inteligente, porque alia a estrutura e as necessidades do município com a nossa experiência em atendimento e formação de profissionais. Temos nota máxima nas avaliações do MEC e do Enade e estamos prontos para colocar esse conhecimento a serviço da população”, explicou David Uip.
O prefeito de Diadema também destacou a importância de firmar acordos de colaboração com instituições de valor reconhecido pela sociedade. “O nosso corpo técnico trabalhou de maneira competente para identificar nossa demanda e trazer essa parceria. Nos sentimos agraciados em poder trabalhar junto com a equipe da FMABC”, comentou Taka.
Para além da catarata
O professor-coordenador do Curso de Oftalmologia, Vagner Loduca, lembrou que é a parceria vai além da cirurgia de catarata. “O bebê recém-nascido que é prematuro precisa de um acompanhamento oftalmológico, então estamos preparados e aptos a receber esses casos. Além disso, com o envelhecimento da população, existem muito mais doenças que estão se tornando presentes, como a degeneração macular, que tem tratamentos modernos; existe também um centro próprio aqui que trata das doenças infecciosas; seríamos subaproveitados na parceria se só fizéssemos cirurgia de catarata. Sim, podemos e vamos fazer com muita alegria, mas acho que nossa parceria é o grande diferencial, poder atender subespecialidades que às vezes não estão acessíveis”, ressaltou o coordenador.
Visita guiada
Após a assinatura do termo de cooperação, o prefeito e as demais autoridades presentes participaram de uma visita guiada às instalações do Ambulatório de Especialidades da FMABC e tiveram a oportunidade de conhecer os integrantes da equipe da disciplina de Oftalmologia. Loduca conduziu o prefeito e explicou os equipamentos e procedimentos realizados no Centro para atender aos mais diversos tipos de doenças que acometem os olhos.