SBC
Ônibus 'Poeirinha' atendia trajeto maior nos bairros da Área Verde na Estrada do Alvarenga
Cidades
Publicado em 06/02/2025

A Linha de ônibus 05A, da empresa BR7, popularmente conhecida como “Poeirinha”, ainda traz muitas saudades. O ônibus, que atendia a demanda e era utilizado por centenas de moradores da Estrada dos Alvarengas, rodando toda a Área Verde, até a divisa de São Bernardo do Campo com Diadema, é um dos mais antigos da região.

Conhecido por ser uma das poucas opções de transporte público para quem reside no Parque Jandaia, Vila Moraes, Parque dos Químicos, Parque Ideal, região dos Alvarengas e Jardim Laura, a volta de um ônibus que sempre rodou gratuitamente e ajudou a comunidade carente é um dos desejos dos moradores que vivem por ali. “Olha, eu gostaria que o “Poeirinha” voltasse a fazer o trajeto que ele fazia, porque não é justo a gente pagar duas conduções. Tem pessoas que não vão nem ao posto de saúde porque não tem condições de pagar duas passagens”, desabafou uma moradora.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Concessões e Parcerias, informou que até março de 2023 a Linha 05A – Pq. dos Químicos/Eldorado complementava o atendimento das Linhas 05B – Pq. dos Químicos/Paço e 16 – Alvarenga/Rudge Ramos via Planalto. Na ocasião, seu itinerário incluía a UPA-Alvarenga. Com a integração ao sistema regular de transporte coletivo municipal, foi implementado o controle de acesso com pagamento da tarifa. Por outro lado, os usuários do “Cartão Legal” têm direito à integração com as demais linhas do sistema sem custo adicional, permitindo o deslocamento do Eldorado até as imediações da UPA União-Alvarenga, como no itinerário anterior.

De acordo com a pasta, esse benefício mantém o trajeto assegurado para os moradores da região sem a necessidade de uma nova tarifa. No entanto, a gratuidade de linhas não está prevista no rol de isenções tarifárias do sistema de transporte coletivo municipal. Desta forma, a criação ou reativação de linha gratuita sobrepondo serviços já existentes não é viável neste momento, do ponto de vista operacional e financeiro. A Administração Municipal reafirma seu compromisso em oferecer um transporte público acessível e eficiente para toda a população, priorizando soluções que atendam às necessidades dos moradores de forma sustentável.

Márcia Cruz que trabalha na região da Área Verde diz que paga duas passagens, uma que sai do Parque Jandaia até os Químicos e dos Químicos até o próximo destino. “Somente não paga quem tem o Cartão Legal que é onde acontece a integração gratuita no ônibus da mesma linha e mesmo trajeto. E com o Cartão Legal você pode andar até três ônibus, paga uma só e depois integração gratuita, sendo no mesmo trajeto”, explica.

A Presidente da Associação da Vila Moraes, Mônica Melchiades Leonardo, revela que está muito complicado, porque fizeram o cartão e não tem onde carregar, fora os problemas e falhas. “Nos Químicos estava carregando, mas nem sempre dá certo. E tem também o fator de que nem sempre a pessoa tem dinheiro para carregar”, disse a presidente da Associação, sugerindo que seria melhor se o ônibus dos Químicos fizesse o percurso até a divisa com Diadema ou Poeirinha fosse até o centro de São Bernardo, “seria bem melhor, afinal, bairros distantes sofrem muito”.

Morador da Vila Moraes, comunidade do ‘Robertão’, Jair Francisco da Silva pede socorro. Ele tem uma ferida na perna e precisa ir todos os dias na UBS, mas não consegue por não ter o valor da condução. “Eu não tenho dinheiro para ir ao médico, a ferida está ficando maior. Eu só quero que alguém me ajude. O que eu mais quero é melhorar e voltar a trabalhar. Não consigo mais andar, se não continuar indo tratar a ferida eu vou perder a perna”, disse emocionado.

Ouça sobre o assunto no link abaixo 

  1. https://open.spotify.com/episode/68zvH7Z3q1swYgesN2QAou?si=af89765f30a54316
Comentários
Comentário enviado com sucesso!