Clique no banner abaixo e anuncie conosco
A comunidade internacional pede para acabar com o terrorismo dos balões de lixo na Coreia do Norte
05/07/2024 15:21 em Artigos

Por Kim Ho-young* 

Entre 28 de maio a 26 de junho, a Coreia do Norte realizou uma série de seis ataques terroristas, liberando mais de 2.000 balões cheios com lixo para a Coreia do Sul. Isto foi em resposta às organizações civis sul-coreanas que enviaram balões para a Coreia do Norte contendo folhetos impressos criticando Kim Jong-un e USBs com canções coreanas para informar os norte-coreanos sobre a realidade da Coreia do Norte, mas é um ato insensível e de baixa classe que não um país são pode entender. 

A razão pela qual a Coreia do Norte é tão sensível à distribuição de folhetos sul-coreanos é que o regime norte-coreano teme que a verdadeira natureza do seu regime seja revelada ao seu povo. No momento em que o povo norte-coreano for exposto a informações externas, a imagem divinizada da ditadura que construiu está fadada a desmoronar-se. 

Se os norte-coreanos forem expostos a notícias externas, é inevitável que a sua suspeita e desconfiança em relação ao regime aumentem.

Em resposta a isto, a Coreia do Norte promulgou uma série de leis, incluindo a Lei de Ideologia Anti-reacionária  e Exclusão Cultural (2020), a Lei de Garantia da Educação Juvenil (2021) e a Lei de Proteção da Língua Cultural de Pyongyang (2023).

Sob o controle da Coreia do Norte, a última geração de Jangmadang foi influenciada por filmes e dramas sul-coreanos e continua a ser exposta à cultura sul-coreana. A Coreia do Norte também reforçou o controlo sobre os seus cidadãos e, no final de 2022, houve relatos de um adolescente que foi executado por um pelotão de fuzilamento por assistir a um drama sul-coreano. 

Independentemente da sensibilidade da Coreia do Norte à propaganda, a prática de atirar balões de lixo à Coreia do Sul é claramente um ato de terrorismo que deve ser condenado pela comunidade internacional. 

Balões de lixo norte-coreanos danificaram veículos sul-coreanos, quebraram vidros e telhados e até iniciaram incêndios devido a detonadores defeituosos. Além disso, os aviões pararam no aeroporto de Incheon, o que poderia ter resultado em vítimas em massa se tivessem sido atingidos. 

Mais uma vez, a libertação destes balões pela Coreia do Norte só pode ser caracterizada como um claro ato de terrorismo. Além disso, não se sabe quais produtos químicos a Coreia do Norte utilizará no futuro para realizar atos terroristas, e não apenas lixo. 

Portanto, o terrorismo lixo da Coreia do Norte é um ato extremamente perigoso que ameaça a segurança nacional, e o governo sul-coreano deve manter abertas todas as possibilidades de terrorismo e estar atento às provocações imprevisíveis da Coreia do Norte. Mais importante ainda, a comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, deveria reconhecer o lançamento do balão pela Coreia do Norte como um claro ato de terrorismo e reagir ativamente.

*Desertor norte-coreano e ativista de direitos humanos 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!