"Padaria solidária oferece pão, café e leite gratuito", diz Atevaldo Leitão, presidente da Associação Mãos Amigas do Pantanal
19/08/2023 21:26 em Cidades

O Projeto Padaria Solidária na Comunidade, foi idealizado pela Associação Mãos Amigas do Pantanal (AMAP), e colocado em prática pelo seu presidente e ex-vereador de Diadema, Atevaldo Leitão. A padaria atende 300 pessoas e funciona de segunda a sábado, das 4h30 às 7h. E a primeira a começar as atividades foi no bairro do Eldorado na rua Bureva, 02, o intuito é trazer bem estar na comunidade,  auxiliando as pessoas que se encontram  em situação de vulnerabilidade social.

"O objetivo do projeto é proporcionar a primeira alimentação do dia para aqueles que se levantam cedo para trabalhar e que muitas vezes têm que escolher entre pegar o ônibus ou tomar o café da manhã. E é gratuito", comenta Leitão.

Ainda segundo o idealizador do Projeto Padaria Solidária na Comunidade, Atevaldo Leitão, a ideia é trazer mais padarias para os bairros e com participação dos empresários do ramo da construção civil e do poder público. “A importância do projeto é chamar a atenção dos empreiteiros para patrocinar mais padarias, para as comunidades mais carentes da cidade. Acho que o poder público também poderia proporcionar através das políticas públicas esse projeto dentro das escolas”, pontuou Leitão.

Especialistas atestam que iniciar o dia sem uma refeição adequada de qualidade e quantitativamente pode promover uma redução de até 30% no rendimento em suas atividades durante o dia.

“Pesquisas indicam que ao longo de toda a sua existência, a espécie humana passou por uma série de adaptações evolutivas relacionadas à disponibilidade de alimento. Uma delas é o mecanismo de defesa pelo qual poupamos as nossas reservas de energia em maior potencial (principalmente gordura) para esse período de "escassez" alimentar, isto é, quando deixamos de fazer alguma refeição. Durante esse período o corpo emite uma resposta diante dessa situação com uma diminuição da velocidade de funcionamento celular para poupar energia e continuar em funcionamento”, revela o nutricionista Ricardo Sodré da Nutconsult, pós-graduado em Nutrição e Atividade Física/UERJ e Especialista em Nutrição Ortomolecular Nutricionista UERJ / SEAP.

Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2023 (State of Food Security and Nutrition in the World (SOFI), divulgado nesta quarta-feira (12/7) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 21,1 milhões de brasileiros se encontravam em situação de insegurança alimentar grave no ano passado, o que representa quase 10% de toda a população brasileira.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!