Mercado nacional de tecnologia se destaca e impulsiona estudos sobre Supply Chain e serviços bancários
28/02/2023 07:57 em Tecnologia

O mercado de fornecedores de tecnologia continua crescendo globalmente, mas houve uma desaceleração por conta do arrefecimento da pandemia e uma diminuição do tamanho médio dos contratos. No entanto, no Brasil esse efeito foi menos intenso. Os estudos ISG Provider Lens™, produzidos e distribuídos pela parceria TGT Consult/ISG, avaliaram 573 empresas ao longo dos 5 anos de pesquisa. Segundo o levantamento, dessas, um total de 321 foram nacionais e se destacaram em seus respectivos setores de atuação.

Com o crescente interesse global no mercado nacional de tecnologia e nas empresas instaladas em solo brasileiro, a TGT/ISG vai expandir as pesquisas ISG Provider Lens™ com dois novos estudos. Abrangendo os setores de Banking Industry Services e Supply Chain Services, os novos relatórios se juntam aos 18 estudos realizados no ano de 2022, totalizando 20 análises voltadas totalmente ao mercado e as empresas brasileiras.

Segundo Maurício, analista da TGT/ISG e autor das pesquisas, o mercado brasileiro de fornecedores de tecnologia aumenta sua relevância global cada vez mais, com 57% das empresas líderes em diversos setores sendo de origem brasileira. Omar Tabach, sócio diretor da TGT Consult/ISG, também explica que as empresas tiveram um crescimento em 2022, se comparado com o ano anterior, pois ainda existe uma disputa por recursos no Brasil e uma alta demanda, assim como um gargalo no número de profissionais qualificados. “Isso demonstra que nosso mercado ainda está mais impulsionado do que o resto do mundo”.

Tabach explica que a expansão no número e no tema dos relatórios é uma forma de trazer valor ao mercado, uma vez que uma análise detalhada de diferentes segmentos permite trazer respostas necessárias para a evolução. “Analisar de maneira genérica o setor de tecnologia vai trazer as grandes respostas que todo mundo já conhece. A beleza e a relevância dos nossos relatórios está em observar nichos em segmentos de indústria e de tecnologia, onde encontramos as pérolas do mercado nacional”. 

O novo relatório ISG Provider Lens™ Supply Chain Services vem de uma necessidade de entender os desafios da área, uma vez que há uma alta demanda por fornecedores capacitados para repensar e desenhar as cadeias de suprimento, além da procura por soluções de tecnologia e parceiros para a implantação voltadas para a evolução do setor. "Nós temos uma expertise interna muito forte em supply chain, então, este ano, escolhemos fazer um estudo específico sobre as empresas que têm competências em consultoria  de desenho da cadeia de suprimentos e as melhores soluções de tecnologia no Brasil. Contaremos com uma profissional extremamente qualificada, com uma carreira pautada nesse setor para desenvolver esse relatório”, explica Tabach.

Adicionalmente, o executivo destaca que a indústria bancária no Brasil é diferenciada e está na frente de muitos países do mundo, sendo uma das mais desenvolvidas e, também, tema do novo estudo ISG Provider Lens™ Banking Industry Services. “Um relatório global sobre tecnologias bancárias tem toda a relevância no Brasil, por isso faremos uma análise inovadora e profunda sobre as soluções de digital banking e de core banking, observando soluções e fornecedores de serviços para essa indústria”, comenta.

Tabach acrescenta que, nos últimos meses, diversos clientes vêm procurando fornecedores de data center visando reduzir o impacto de carbono e se alinhar com a agenda ESG. Por isso, a partir de 2023, todos os estudos ISG Provider Lens™ vão incluir uma análise mais ampla e profunda sobre ESG Services. “Este é um tema que está nas agendas corporativas em todo o mundo e nossa expectativa é entender, analisar e provocar a atenção dos fornecedores de serviço sobre este tema”, explica Maurício Ohtani.

Para o calendário de pesquisas de 2022, os temas previstos são: Salesforce Ecosystem; Microsoft Ecosystem; ServiceNow Ecosystem; Google Ecosystem; Martech; Private Hybrid Cloud; Cyber Security Solutions and Service Partners; SAP Ecosystem; IoT; Future of Work; Banking Industry Services; Next-gen ADM Services; Supply Chain; AWS Ecosystem; Oracle Ecosystem; Digital Business Transformation; Public Cloud; Analytics; e Intelligent Automation.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!