Gal Costa, uma das mais belas vozes da música brasileira, morre aos 77 anos
09/11/2022 13:18 em Música

O Brasil perdeu nesta quarta-feira (9) uma de suas vozes mais marcantes. Morreu, aos 77 anos, a cantora e compositora Gal Costa, um dos maiores nomes da música do país. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista. A causa da morte não foi divulgada.

Baiana de Salvador, Maria da Graça Costa Penna Burgos foi um nome fundamental do tropicalismo e da MPB. Começou a cantar no início dos anos 1960, ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé, com quem manteve parcerias até o final da vida.

A primeira gravação aconteceu em 1965, com Sol Negro. O primeiro disco veio dois anos depois, com o lançamento de Domingo, em parceria com Caetano. Foi aí que surgiu o seu primeiro hit, Coração Vagabundo.

Nos anos 70, diferentemente de Caetano e Gil, ficou no Brasil durante a ditadura militar. Em 1975 teve uma de suas músicas mais famosas, Gabriela, usada como tema de abertura da novela de mesmo nome. Repetiu o sucesso de um tema de novela nos 80, ao regravar Brasil, de Cazuza, para a abertura de Vale Tudo.

O seu último trabalho de estúdio foi Nenhuma Dor, de 2021. Ela tinha shows marcados para São Paulo, em dezembro, e Rio de Janeiro, em janeiro. A sua última apresentação foi no festival Coala, em setembro.

Foi em setembro também que Gal foi internada para a retirada de um nódulo nas fossas nasais. Por causa disso, a cantora teve sua participação cancelada no Primavera Sound, que aconteceu no último fim de semana em São Paulo. (Com informações do Portal R7)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!