Diadema concorre a prêmio por combate à pandemia
28/07/2020 16:55 em Cidades

Secretaria de Saúde foi selecionada com oito trabalhos para o “APS Forte SUS”

Da redação

 

Com objetivo de compartilhar experiências que estimulem o debate e divulguem conhecimentos, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), e a Organização Panamericana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil criaram a iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia.

Funciona como um intercâmbio de experiências e de práticas inovadoras desenvolvidas em cada território para organizar e adaptar os serviços de saúde visando o enfrentamento aos desafios na saúde pública. Os trabalhos foram avaliados em duas etapas. De 1.631 trabalhos inscritos, 345 foram selecionados e, destes, oito são de Diadema.

Experiências abordadas: Uso de novas tecnologias da informação para melhorar a interação dos usuários com a UBS; Confecção de máscara: uma estratégia adotada para o enfrentamento da Covid-19 na UBS Parque Reid; A Saúde Digital e o Telesaúde diante da pandemia do Covid-19 no município de Diadema; Geoprocessamento como ferramenta de monitoramento, interpretação e de tomada de decisão no combate à pandemia do covid-19: relato de experiência de equipe multiprofissional em uma UBS; Covid-19: Experiência de vigilância em UBS, A solidariedade fazendo a diferença para as famílias assistidas da UBS Parque Reid; Informação e sensibilização da população frente ao desconhecido covid-19, no território da estratégia saúde da família; Práticas meditativas para manter o equilíbrio da saúde mental dos profissionais em tempo de coronavirus.

“A Atenção Básica de Diadema teve 8 trabalhos selecionados. As experiências mostram a força das nossas UBS para combater o vírus em nosso município. Parabéns a todos os gerentes das UBS e profissionais envolvidos nas experiências premiadas”, comentou a coordenadora da Atenção Básica de Diadema, Ferla Cirino.

“Dentre muitas iniciativas apresentadas o município de Diadema foi contemplado com a escolha de oito importantes trabalhos que traduzem experiências inovadoras desenvolvidas no nosso município. São exemplos concretos de como é possível reposicionar a Atenção Primária à Saúde, com o objetivo do fortalecimento de vínculos entre os cidadãos e a rede de atenção primária para o cuidado durante esta pandemia. Enquanto a maioria das respostas à Covid-19 estão focadas na atenção hospitalar, estas iniciativas demonstram a potencialidade da APS para atuar junto às populações mais vulneráveis”, comentou o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Sartori.

Confira no link: https://sisaps.saude.gov.br/eventos/apsforte/relatos#verrelatos

Fonte: Grupo ABC News

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!