O vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD) protocolou na Câmara Municipal projeto de lei que pede a conscientização e prevenção da Esporotricose Felina no Município. O parlamentar pretende com a medida promover ações educativas para informar a população sobre prevenção, identificação de sintomas e tratamento da doença. De acordo com o projeto, sem tratamento adequado, a Esporotricose em felinos evolui para úlceras com secreções, tornando-se profundas, começando a comprometer o sistema linfático do pet.
São apontadas como diretrizes da campanha: a divulgação sobre as principais formas de contaminação pelo fungo da Esporotricose, como o contato dos gatos com espinhos de plantas e envolvimento em brigas com outros animais; sintomas comuns da doença, como surgimento de lesões na pele que não cicatrizam e pioram rapidamente; disponibilização de informações sobre prevenção, importância da castração e instalação de telas para evitar que os gatos escapem; acomodação dos animais em ambiente limpo; evitar criação de colônias de gatos em espaços pequenos e, por último, levar os animais no médico veterinário regularmente.
De acordo com o parlamentar, “a Esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que se aproveita de feridas abertas e corpos estranhos penetrantes, como espinhos, para entrar no organismo. A doença também afeta cães e seres humanos, mas nos gatos se manifesta de forma mais intensa, causando lesões que vão progressivamente atingindo a epiderme, a derme, os músculos e até os ossos”, encerrou.
O projeto está nas comissões de justiça e redação da casa de leis e deve seguir para votação em plenário no próximo mês. Com o projeto aprovado, São Caetano do Sul ganhará um importante dispositivo legal para prevenção, combate e conscientização da população.
Ubiratan Figueiredo quer mês "Julho Dourado" em São Caetano pela saúde dos animais
Tramita na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, projeto de lei de autoria do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD) que institui o mês “Julho Dourado”, em referência a reflexão e promoção de eventos sobre a saúde dos animais e a importância da prevenção de doenças graves e fatais, como raiva, parvovirose, cinomose, entre outras.
O objetivo do projeto é promover ações que tragam qualidade de vida aos animais, informando os tutores sobre a importância de medidas preventivas, como a imunização adequada e em dia. O projeto também incentiva campanhas de adoção de animais frequentes e a melhoria dos indicadores relativos à saúde dos animais.
De acordo com o parlamentar, “mesmo os animais que possuem tutor e um lar, precisam de cuidados para ter qualidade de vida e bem-estar garantidos. Isso inclui as cinco liberdades: ser livres de fome e sede, livres de dor e doenças, livres de desconforto, de medo e estresse e liberdade para expressar seu comportamento natural. Por isso, antes de levar um animalzinho para casa é muito importante refletir se será possível dar todas as condições necessárias para que o animal tenha uma vida confortável”, conclui o vereador.
O projeto encontra-se nas comissões da casa legislativa e deve seguir para votação em plenário nos próximos meses. Com a medida aprovada, São Caetano do Sul ganhará mais um dispositivo legal de reforço na prevenção e conscientização de proteção aos animais.