Der Baum retorna oitentista e dançante em single-clipe 'Far Away'
16/08/2022 13:24 em Música

Em atividade desde 2014, a banda Der Baum já assumiu diferentes formações, promoveu performances magnéticas ao vivo e online e transitou entre referências musicais dos correlatos movimentos post punk, new wave, synthwave e industrial. Embriagados, mas totalmente conscientes, pela década de 80, estrearam com o EP “The Architecture of the City”, que traz à tona a levada de música concreta que orientou a fase inaugural da banda. Se seguiram os EPs “We already live in the future” e “Veronika Robotika”, que desaguaram nos discos “Guarujá Nights” e “DB93”. No pós futuro em que vivemos, o trio se prepara para lançar seu terceiro álbum cheio, homônimo, e abre essa trajetória com a faixa-clipe Far Away, com lançamento marcado para o dia 25 de agosto.

Der Baum, ou “A Árvore” em alemão, foi formada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, maior pólo industrial do país a partir da década de 50. Dali eclodiram os movimentos sindicais, a consciência de classe e, musicalmente, o punk à brasileira. Nesse contexto, a banda - atualmente um trio composto por Fernanda Gamarano (guitarra e vocais), Ian Veiga (teclas e vocais) e César Neves (bateria) -  moldou sua estética própria, que vai da Europa oitentista à América Latina futurista em letras que transitam entre o inglês e o português. Em “Far Away”, a banda retorna mais dançante e pungente.

“É uma faixa introspectiva e nostálgica. No mundo pós pandemia onde estamos tentando nos reconectar, nos sentimos distantes mesmo estando perto uns dos outros. A música fala sobre esses afastamentos, cada vez mais presentes como forma de defesa pessoal”, comenta Fernanda. O clipe que acompanha o single preserva a toada sombria e sincera de Der Baum, da estética oitentista ao minimalismo característico de quem faz as coisas por si, sem medos ou melindres. O lançamento audiovisual tem produção de Fernanda Bianchini e edição de Ian Veiga (confirmando o espírito do it yourself). A faixa foi composta pelo trio e gravada  no Estúdio BTG, assim como as demais músicas do disco, cujo lançamento está previsto para setembro de 2022.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!