Saiba por que é tão importante que o bebê faça a avaliação orofacial
07/07/2022 08:00 em Novidades

Você já ouviu falar da Avaliação do Frênulo da Língua em bebês? Obrigatório no Brasil desde 2014, esse teste é utilizado em todas as maternidades do Brasil, fazendo parte dos procedimentos feitos nas primeiras 48 horas de vida do bebê.

É lá que ele recebe o primeiro cuidado com a atenção orofacial através do teste da linguinha, que foi incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde) através da lei n.13.002/2014, fazendo parte do exame físico, cujo objetivo é permitir o diagnóstico precoce de limitações dos movimentos linguais. “A limitação desses movimentos gera desequilíbrio em todo o sistema estomatognático da criança, como a sucção, a mastigação, a deglutição e até mesmo a fala”, afirma a Dra. 

Andressa V Robes, cirurgiã dentista do CER/Ambulatório de Dedficiências das Casas André Luiz (SP), professora de pós-graduação da FAOA (Faculdade de Odontologia da Associação Paulista dos Cirurgiões-dentistas), odontopediatra, especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais, além de parceira voluntária da campanha Sorrir Muda Tudo.

Associada ao exame do frênulo lingual, é recomendada a avaliação da mamada, visto que uma anomalia na língua pode levar o recém-nascido a ter dificuldades na pega, que pode causar fissuras mamárias na mãe e dificuldades de ganho de peso do bebê. 

Esses fatores contribuem para o desmame precoce. “Por isso, enquanto o bebê está sendo amamentado é muito importante verificar a anatomia e a força de sucção dele”, orienta a especialista.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!