Na tarde desta quinta-feira (24/03), mais de 20 idosos que frequentam o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) de Diadema participaram da palestra do Procon Diadema sobre Empréstimo Consignado.
A coordenadora do serviço, Eliete Menezes, e a responsável pela triagem dos atendimentos do Procon, Dalva Alves dos Santos, falaram sobre os direitos do consumidor, fraudes, dicas para evitar golpes e o que fazer quando cair nessas situações.
“Esse público é mais vulnerável e o Procon está aqui para garantir os direitos do consumidor, que é a parte mais fraca dessa relação consumidor-fornecedor”, explica Eliete. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a prática abusiva ou venda casada são proibidas, principalmente quando o fornecedor prevalece da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impor seus produtos ou serviços.
Proteção - Entre as principais dicas para evitar cair em golpes estão: não atender ligações de telemarketing e, se possível, ter alguém de confiança para auxiliar o idoso nessas operações; gravar o contato dos familiares e amigos no telefone e não atender a ligações de números desconhecidos.
Outra orientação é ter cuidado ao atender vendedores de produtos porta a porta e não informar, de modo algum, número do cartão de banco e senha. Se a pessoa possui aplicativo de redes sociais, como WhatsApp, é preciso ter atenção a envio de boletos falsos.
“Essas situações afetam diretamente o emocional dos idosos. Quando eles chegam ao Procon para fazer a queixa, por vezes estão com problemas de saúde ou depressão, além de questões familiares, já que podem esconder o empréstimo dos filhos e familiares próximos e só pedem ajuda quando estão muito endividados”, ressaltou Eliete.
Quando o idoso se sente prejudicado na relação consumidor-fornecedor pode procurar diretamente o Procon de Diadema para orientação e resolução do problema. O Procon Diadema recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, e a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Serviço:
Procon Diadema
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Onde fica: