Diadema contra o 'passaporte da vacina'
05/02/2022 12:27 em Cidades

A #RádioABCNews colocou no ar uma programação voltada exclusivamente para protestar contra o decreto que institui a obrigatoriedade da apresentação do 'passaporte da vacina' no comércio da cidade. Baixe o nosso aplicativo e ouça - https://bit.ly/2XKH4e7

Assinada no dia 27 de janeiro, a medida assinada pelo executivo municipal entrou em vigor no dia 1 de fevereiro e causou revolta não só da população, como também de todos os comerciantes da cidade.

A medida proíbe que qualquer pessoa ingresse em qualquer estabelecimento comercial - com exceção de farmácias e supermercados sem que apresente o comprovante da vacina contra a covid-19.

O decreto institui uma pesada multa se alguma loja for flagrada com alguém circulando pelo local sem o 'passaporte', jogando para o comerciante a incumbência de 'vigiar' seu cliente.

Segundo a própria prefeitura da cidade, quase 94% da população adulta já foi vacinada com as duas doses e cerca de 40% já recebeu a dose de reforço.

Em reunião realizada no dia 1º, na Associação Comercial de Diadema e transmitido pela #RádioABCNews, sob intensos protestos de representantes do comércio local, a secretária da saúde não soube justificar o motivo da implantação da medida.

Estranhamente alegando 'falta de tempo' ela e seus colegas anteciparam o fim do debate, sem esclarecer alguns pontos como, por exemplo, por que os ônibus que circulam na cidade foram liberados da apresentação do documento e os motoristas de táxi e aplicativos, não.

Um representante da prefeitura de Diadema disse que 'se soubesse que seriam questionados quanto a isso, teriam chamado o secretário do transporte também'.

Apesar da secretária da saúde afirmar que haveria um tempo 'para o comércio se adaptar à medida antes da fiscalização' um comerciante que participava da live denunciou que os principais supermercados já estavam cobrando o passaporte, embora eles não estejam inclusos no decreto.

Adauto Faria da Silva, proprietário de um dos principais cartórios da cidade, reclamou que a medida iria prejudicar seu trabalho e poderia acarretar sérios prejuízos em vários processos judiciais que dependem de seus serviços.

A publicitária Luiza Polydoro relatou o caso de uma senhora de baixa renda, que recebe benefícios do governo federal , que foi impedida de sacar seu dinheiro dentro da agência da Caixa Econômica Federal no Centro da cidade porque não tinha o famigerado passaporte. E ela voltou pra casa sem seus vencimentos.

O gerente do principal shopping da cidade, o "Praça da Moça", revelou que durante o lockdown, seus lojistas tiveram um enorme prejuízo e que temem que esse decreto atrapalhasse a lenta recuperação que enfrentam.

O empresário Fernando Belém, que também participou da reunião virtual, disse que se o decreto não fosse revogado, ele e seus colegas teriam de demitir 70% de seus empregados.

Ele também mostrou um abaixo assinado que, segundo ele, continham mais de 7 mil assinaturas exigindo o fim da medida

Um repórter da #RádioABCNews , Marco Ribeiro, perguntou por que, em vez de adotar essa medida inócua, a prefeitura não promovia a testagem em massa da população e de quem trabalhava comércio.

A secretária de saúde limitou-se a dizer que uma 'portaria' do Ministério da Saúde determinava que a testagem só fosse feita em quem 'estivesse apresentando algum sintoma'.

Diante de tantas reclamações, o secretário de novos negócios da prefeitura de Diadema se comprometeu a levar as reivindicações e queixas para a reunião do comitê de crise da covid-19 no dia seguinte.

Coincidência ou não, na quarta-feira, o prefeito da cidade, que já tomara inclusive a terceira dose, estava com alguns sintomas de forte gripe e testou positivo para covid e agora está em casa, tratando da doença.

O vereador Cabo Ângelo apresentou um projeto de lei proibindo a cobrança do 'passaporte da vacina' em Diadema.

 

No próximo dia 10, os comerciantes de Diadema estão organizando uma grande carreata de protesto a fim de derrubar a implantação absurda do 'passaporte da vacina'. A #RádioABCNews fará a cobertura do evento.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!