Terceira etapa da Vacinação contra Gripe começa nesta quarta (9), amanhã
08/06/2021 19:38 em Cidades

 Diadema aplicou mais de 47 mil doses da proteção contra a Influenza desde 12 de abril; veja os postos de vacinção

Rádio ABC News

 município de Diadema entra na terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe nesta quarta-feira (09/06)). Até 9 de julho, será a vez de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Também podem ser vacinar os grupos da primeira e segunda fase que não conseguiram receber a dose no tempo oportuno.

A vacinação é realizada em 20 postos da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, desde 12 de abril. Diadema também promoveu um Dia D, em 29 de maio, para ampliar a cobertura vacinal. Até o momento, foram imunizadas 47.027 pessoas contra a gripe. Entre os grupos que mais aderiram à campanha estão idosos (20.651 pessoas), seguido por crianças (18.558), trabalhadores da saúde (4.494 pessoas), gestantes (1.941 mulheres) e puerperas (423 mulheres).

“É necessário manter a vacinação contra a influenza atualizada, pois estamos nos aproximando do inverno, época que tradicionalmente registramos um aumento no número de casos e hospitalizações pelas doenças respiratórias, entre elas, a gripe. Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, a imunização contra a influenza torna-se uma aliada importante, pois fortalece o sistema imunológico da população, ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza na cidade, o que contribui para a redução no número de casos e desafoga os leitos hospitalares. É fundamental que as pessoas procurem a unidade para se imunizar o quanto antes”, explicou a secretária municipal de Saúde, Rejane Calixto.

A vacina contra a Influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do PNI, exceto a vacina contra a Covid-19. Por isso, é necessário dar um intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a Vacina contra Influenza de 14 dias. As pessoas que estiverem com Covid-19 ou que tiveram a doença há menos de 28 dias devem adiar a vacinação da influenza.

A previsão é que sejam vacinadas aproximadamente 143 mil pessoas contra a Influenza até o final da campanha, segundo estimativa de Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).

Para receber a dose

Não é necessário agendamento prévio. A recomendação é que o usuário apresente os seguintes documentos: carteira de vacinação, documento pessoal com foto e, se possível, o cartão SUS. 

A primeira fase da campanha, entre 12 de abril e 10 de maio, foi voltada para crianças entre seis meses e seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde. Já a segunda etapa, que segue até amanhã, beneficia pessoas com mais de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas (escola básica e universidades).

Vacina é proteção

Em 9 de junho também é celebrado o Dia da Imunização. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da vacina contra doenças, diminuindo assim as chances de contrair enfermidades como caxumba, sarampo, poliomielite, entre outras.

No país, o calendário vacinal oficial possui vacinas obrigatórias para diferentes públicos como crianças, adolescentes e adultos. Para garantir a qualidade das ações de imunizações no município (rotina ou em campanhas), Diadema conta com uma Central de Imunobiológicos que abastece salas de vacinas em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

 Serviço:

Postos de Vacinação contra a Gripe

UBS de referência

LOCAL DE VACINAÇÃO

ABC

UBS: Avenida das Ameixeiras, 679

CANHEMA

UBS: Rua 22 de Abril, 113

CASA GRANDE

UBS: Rua Mem de Sá, 280

CENTRO

TEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300

CONCEIÇÃO

GALPÃO DA ASSOCIAÇÃO OESTE DE DIADEMA: Rua Maria Aparecida dos Santos, 50

ELDORADO

UBS: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288

INAMAR

UBS: Rua José Vicente, 122

MARIA TEREZA

UBS: Avenida Sinésio Pereira, 27

NAÇÕES

UBS: Rua Itália, 249

NOGUEIRA

Até 07/06: UBS. Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 285.

A partir de 08/06: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RODRIGUES PINTO: Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 60

NOVA CONQUISTA

UBS: Avenida Presidente Juscelino, 759

PAINEIRAS

CENTRO PÚBLICO PAINEIRAS: Rua Javari, 647

PAULINA

UBS: Avenida Afrânio Peixoto, 402

PIRAPORINHA

UBS: Rua Barão de Iguape, 98

PROMISSÃO

UBS: Rua Prudente De Moraes, 300

REAL

UBS: Rua Odete Amaral de Oliveira, 129

REID

ASSOCIAÇÃO SEDE DOS MORADORES DA VILA ÉLIDA: Rua Tenente Oscar Nunes, 35

RUYCE

GINÁSIO ESPORTIVO ROMULO DUNCAN ARANTES JR: Avenida Casa Grande, 483

SÃO JOSÉ

UBS: Rua Barão de Iguape, 98

SERRARIA

PARA CRIANÇAS: UBS: Avenida Lico Maia, 803

PARA ADULTOS: SALA DE GINÁSTICA: Avenida Lico Maia, 803

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!