Projeto 'Cinema Pontos MIS', de São Caetano, exibe ‘Carandiru’ e recebe convidados para debate
21/05/2021 09:43 em Novidades

A segunda edição do “Cinema Pontos MIS”, programa de formação e difusão cultural do Museu da Imagem e do Som em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul (Secult), apresenta o filme “Carandiru”, de Héctor Babenco, e um bate-papo com o médico e escritor Drauzio Varella e a cineclubista da Spcine, Keila Pereira. 

A mediação é de Giuliana Monteiro: roteirista, diretora e mestre pela Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). 

O filme fica disponível até o dia 22 de maio (sábado), quando será realizado o “Bate-papo de Cinema Pontos MIS”, às 18h, no canal do Museu no Youtube: youtube.com/user/missaopaulo, com tradução simultânea em Libras. Não é preciso inscrição prévia para participar do debate. 

Para assistir ao filme, basta se inscrever pelo link: https://forms.gle/VHwti41hyQ1JMHpt5. A classificação etária é de 16 anos. 

Baseado no livro “Estação Carandiru”, de Drauzio Varella, o longa aborda as experiências de um médico que se oferece para realizar o trabalho de prevenção à Aids no Carandiru, o maior presídio da América Latina na década de 1990. 

No entanto, o foco não é a vida do narrador: o personagem de Drauzio Varella atua como espectador das histórias contadas e vividas pelos detentos. Convivendo com a dura realidade desses homens, ele presencia atos de violência agravados pela superlotação, a precariedade dos serviços e da vida dos presos em cumprimento de pena. Paradoxalmente, conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador dos detentos. Babenco foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes com “Carandiru”. 

A edição integra a Mostra Babenco, que apresenta três obras - “O beijo da Mulher Aranha” (transmitido no último dia 15), “Carandiru” e “Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” - ao longo de três sábados, em comemoração aos 51 anos do MIS e em homenagem ao diretor, que completaria 75 anos em 2021. 

A Mostra acontece em parceria com a Spcine Play e a HB Filmes.

Ficha técnica:

“Carandiru”

Direção: Héctor Babenco

Com: Luiz Carlos Vasconcelos, Rodrigo Santoro, Milton Gonçalves 

Drama, 2003, 145 minutos

COMENTÁRIOS