A Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes” foi reaberta ao público na última terça-feira, com novo horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, das 09h às 13h (enquanto perdurar a pandemia de Covid-19).
Após o Natal, o equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul passou por balanço e reposição de estoque.
O balanço de Natal superou as projeções em um contexto de crise sanitária e de retração do comércio de produtos e serviços considerados não essenciais com a pandemia do novo coronavírus: o valor sobre as vendas de dezembro de 2020 manteve-se praticamente no mesmo patamar se comparado ao mesmo período de 2019, registrando um faturamento aproximadamente 27% maior que o esperado.
Localizada à Rua Pará, 88, no Centro de São Caetano, a Casa do Artesão recebe munícipes que desejam apresentar e vender suas criações.
O espaço conta, atualmente, com o trabalho de cerca de 220 profissionais locais.
Quem tiver interesse em expor, deve ser morador da cidade e levar o trabalho para avaliação. As peças devem ser comprovadamente autorais, feitas à mão.
Produtos para todos os gostos e bolsos - O espaço conta com milhares de itens, de R$ 5 a R$ 500, dispostos em seus 143m2: são sabonetes, bolsas, artigos feitos em cabaça, madeira, tapetes, quadros, caixas organizadoras, mandalas, espelhos decorados, bonecos de tecidos variados, brinquedos, miniaturas, lembranças para bebês, velas temáticas e aromáticas, utilidades domésticas, entre outros.
Criada pela Prefeitura de São Caetano em 2001, com o objetivo de estimular a produção manual e de ser um mecanismo do desenvolvimento econômico e inclusão social, hoje a Casa do Artesão representa um importante equipamento público de fomento à economia criativa e de incentivo à produção local.
Serviço:
Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes”
Rua Pará, 88, Centro, São Caetano do Sul (SP)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, das 9h às 13h.