Renda básica é o tema do Trocando Ideia Com Filippi desta quarta, dia 29
28/07/2020 17:43 em Novidades

O Trocando Ideia com Filippi desta quarta-feira, dia 29, vai tratar de uma das alternativas mais debatidas nos últimos tempos como solução para a crise econômica brasileira, principalmente depois da pandemia do coronavírus: a renda básica universal.

Para conversar sobre o assunto, Filippi receberá o presidente da Associação Nacional de Bancos Comunitários e criador do Banco Palmas, Joaquim Melo, e o presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, Leandro Ferreira.

A renda básica foi a alternativa usada pela prefeitura petista de Maricá, no Rio de Janeiro, para diminuir a pobreza extrema, ainda em 2013. Agora, no meio da crise do coronavírus, a renda básica, mais a criação de uma moeda solidária local, foram importantes para preservar empregos e negócios em Maricá. Clique aqui e leia a matéria do jornal El País sobre a cidade fluminense.

No dia 21 de julho, o Congresso Nacional lançou a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica, reunindo 217 deputados e senadores de 23 dos 24 partidos com representação no Congresso e apoio de 160 organizações da sociedade civil, com coordenação conjunta da Rede Brasileira de Renda Básica.

O tema também está em debate no resto do mundo. A ONU propôs a 132 países de baixa e média renda (que representam quase 3 bilhões de pessoas, cerca de 44% da população global) o pagamento de uma renda básica temporária para atacar a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.

Anote na agenda
Não esqueça: a transmissão será ao vivo, na quarta-feira (29), a partir das 19h. Para assistir a live, acesse a nossa página no Facebook: www.facebook.com/filippi.oficial ou no YouTube: www.youtube.com/filippioficial. Participe, envie suas perguntas, curta e compartilhe com seus amigos na rede social.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!