Paranapiacaba começa reabertura gradual na próxima segunda
18/07/2020 14:16 em Cidades

Restaurantes, bares e outros estabelecimentos voltam a funcionar seguindo protocolos e horários já em vigor no restante da cidade; acesso à Vila será exclusivamente pela parte alta

Da redação

Santo André, 18 de julho de 2020 - Na próxima segunda-feira (20) terá início a reabertura da vila turística de Paranapiacaba, que está com acesso restrito somente a moradores desde o dia 18 de abril. A retomada acontecerá de forma gradual, de acordo com normas e protocolos de higiene, para garantir a continuidade do enfrentamento à pandemia do coronavírus.

 

“Estamos promovendo uma reabertura gradual e segura em toda a cidade. De maneira responsável, Paranapiacaba será reaberta na segunda-feira e contamos com a colaboração de moradores e turistas, para o uso de máscaras e respeito ao distanciamento social”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

 

Os restaurantes, bares, lanchonetes, entre outros estabelecimentos comerciais, poderão abrir seguindo as normas estabelecidas especificamente para cada atividade no município, de acordo com os protocolos, horários e calendários de liberação já adotados no restante da cidade. Os estabelecimentos comerciais de Paranapiacaba estavam fechados desde que as primeiras medidas de combate ao coronavírus foram tomadas em Santo André, no final de março.

 

“Nesse processo de reabertura, que tem sido feito pelo governo de forma consciente, com muito estudo e responsabilidade, nós vamos ter uma primeira fase de retomada parcial. O acesso à Vila será permitido apenas pela parte alta, permanecendo o bloqueio na estrada de terra que leva à parte baixa. Para chegar à parte baixa será necessário ir a pé, pela parte alta”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

 

Para quem for visitar a Vila será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, distanciamento mínimo de 1,5 metro, respeito à sinalização no piso em caso de necessidade de filas e fica vedada a realização de eventos que possam gerar aglomeração.

 

Os equipamentos turísticos, como o Museu Castelo e a Casa Fox, permanecem fechados nesta primeira fase de reabertura. “Agora as pessoas vão poder fazer seus passeios em Paranapiacaba, mas com muita consciência. Estamos contando com a compreensão de cada um dos turistas para que usem máscara, respeitando a si mesmos e também os moradores da Vila, que estão isolados há quase quatro meses”, acrescentou Picarelli.

 

As regras para a reabertura da Vila de Paranapiacaba estão previstas em decreto do prefeito Paulo Serra publicado neste sábado (18). A segunda fase de retomada das atividades, com a autorização para funcionamento dos pontos turísticos, terá início mediante nova avaliação das condições epidemiológicas da cidade.

 

Parque Nascentes de Paranapiacaba - Todas as medidas de precaução previstas para acessar a Vila são válidas para quem desejar visitar o Parque Nascentes de Paranapiacaba, que reabre na próxima terça-feira (21) e funcionará de terça a domingo, das 9h às 13h.

 

A visitação poderá ser feita exclusivamente por meio de agendamento prévio, pelo telefone 4439-1323, que atende de segunda a sexta, das 9h às 13h. Os grupos serão limitados a oito pessoas e será proibida a entrada de visitantes espontâneos. Permanece fechado o acesso para a Trilha da Pontinha.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!