No mês em que Diadema completou 60 anos, o Hospital Municipal (HMD) recebeu o 1º Selo Hospital Amigo do Idoso, concedido pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) para instituições que estimulam e apóiam a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza e preserva a autonomia e independência dos idosos. A cerimônia de entrega foi realizada em 11 de dezembro, durante o III Seminário de Humanização do Hospital Municipal de Diadema, no auditório do Quarteirão da Saúde.
Durante o evento, o público assistiu à palestra “Cuidados Paliativos em Geriatria”, ministrada por Ana Claudia Quintana Arantes, médica geriatra e especialista em Cuidados Paliativos e Suporte ao Luto, além de retrospectiva do Grupo Técnico de Trabalho Humaniza SUS, da apresentação do diagnóstico situacional relacionado ao atendimento com idosos no HMD e da participação do Coral Humaniza Som.
Selo - O Selo Hospital Amigo do Idoso é composto de quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. Diadema firmou o interesse pela certificação no ano passado e, em 2019, recebeu o selo inicial. Para as próximas etapas, a avaliação do cumprimento das exigências de cada fase será anual. Entre as tarefas obrigatórias para obtenção do primeiro selo estão implantar um Comitê Gestor local; realizar diagnóstico com os idosos que freqüentam o hospital, seus cuidadores e profissionais, utilizando roteiro de entrevistas e grupos; descrever as ações já realizadas pelo hospital; inserir novas ações voltadas a esse público no planejamento do serviço; elaborar um plano de acessibilidade com foco nas necessidades dos idosos; elaborar estratégia de educação permanente em envelhecimento e saúde do idoso para toda a equipe profissional; identificar e incluir as necessidades dos idosos nas ações de humanização.
Serviço:
Hospital Municipal (HM) de Diadema
Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha