Por Rogério Casagrande*
O Asia Pacific Group on Money Laundering (APG) é um órgão intergovernamental quetrabalha na implementação das normas internacionais contra a lavagem de dinheiro, combate ao financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa. O APG é composto por 42 países membros, incluindo: Estados Unidos, Japão, China e Coreia do Sul.Também fazia parte do grupo a Coreia do Norte, que entrou no grupo em 2014 em posição deobservador.
Porém, a Coreia do Norte foi expulsa recentemente por não cumprir suas obrigações como observador de APG nos últimos seis anos.Outros motivos que levaram à sua exclusão do Grupo foi a não permissão de visitas de delegações do APG no país, para a troca de informações relevantes com relação a crimes e a lavagem de dinheiro.
O APG também concluiu que a Coreia do Norte desrespeita os padrões internacionais, e está sim, preocupada em manter as suas operações ilegais, como lavagem de dinheiro e roubo de ativos virtuais. O que fortalece ainda mais esse diagnóstico sobre a Coreia doNorte é que, que através de seu líder máximo, Pyongyang utiliza destas ferramentas para lavar dinheiro, fomentar o terrorismo e financiar ainda mais a fabricação de armas de destruição emmassa.É nesse contexto que, agora, ocorre uma mudança do papel da Coreia do Norte, passando de nação observadora para país que deve ser observado com rigor, por causa de suas políticas ilegais e fascistas do Presidente Norte Coreano.
Assim, não só as organizações internacionais, mas também, os países devem fortalecer o monitoramento das atividades financeiras ilegais da Coreia do Norte, a qual desrespeita os padrões internacionais.O APG e as Nações mais poderosas precisam monitorar os cibercriminosos, ladrões e golpistas que estão usando serviços financeiros para transferir e lavar dinheiro a serviço da Coreia do Norte, o que já foi alertado em diversas ocasiões pelo Departamento do Tesouro Americano.
O Grupo APG deve intensificar as suas investigações sobre a Coreia do Norte, que não consegue mais esconder seus crimes. Há cada ano, eles vêm recrutando criminosos pelo mundo e submundo, alimentando a política doentia de seu líder.Os criminosos virtuais vêm inovando seus golpes, através de suas plataformas DeFi, quepermitem serviços financeiros que utilizam cripto ativos e stablecoins, sem que os recursos passem por bancos.
Pyongyang, com sua pobre e explorada Coreia do Norte, está obcecado pelas atividades financeiras ilegais.Internamente, a Coreia do Norte apresenta críticas à decisão de expulsão do país na APG, declarando suas insatisfações pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte.
Enquanto isso, a população do país do Norte sofre com as insanidades de seu Presidente tirano e inconsequente que precisa ser freado imediatamente.
*Jornalista e especialista em assuntos internacionais