Clique no banner abaixo e anuncie conosco
Tecnolab Medicina Diagnóstica recebe recertificação nível excelência ONA
08/07/2024 13:57 em Novidades

Acreditação afirma o compromisso de oferecer melhor jornada ao paciente, reduzindo riscos e falhas de interpretação de exames e procedimentos

Rádio ABC News 

O  Tecnolab Medicina Diagnóstica foi reconhecido pela sua excelência no atendimento e serviços prestados e foi recertificado nível III com Excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), evidenciando seu compromisso com a segurança e a qualidade na jornada do paciente. Com 45 anos de atuação no mercado, o Tecnolab é reconhecido como o mais completo centro de diagnóstico na região do ABCD, Mauá e Ribeirão Pires.

A unidade Matriz, localizada em São Bernardo do Campo, possui uma área total de 9.300 m². Além disso, o Tecnolab conta com mais de 1.000 colaboradores diretos e indiretos distribuídos em 12 unidades, todas aderindo à rigorosos programas de certificação, como o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), e o Controllab, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.

A obtenção de acreditação é, de fato, um processo desafiador que requer comprometimento, disciplina e uma mudança cultural significativa dentro da organização. O Tecnolab, acreditado desde 2009 no nível II, reforça o compromisso com a recertificação em Excelência neste ano 2024. A CEO do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), Mara Machado, enfatiza que, embora a acreditação seja um marco e um reconhecimento do compromisso com a qualidade, o grande desafio para todas as organizações de saúde, incluindo o Tecnolab, é institucionalizar e sustentar as boas práticas dentro da cultura organizacional.

Para Lusineide A. Santos, gerente da Qualidade do Tecnolab, a acreditação afirma a excelência no atendimento prestado pelo Tecnolab, com segurança e cuidado centrado no paciente.

“A acreditação exige que os laboratórios implementem e mantenham altos padrões de qualidade em todos os seus processos. Além de proporcionar maior garantia nos exames e diagnósticos oferecidos com mais precisão e confiança não só para o paciente como para todos os profissionais de saúde desta empresa, minimizando riscos e erros”, ressalta Dr. Fábio Gastal, CEO da ONA. 

No Brasil, a ONA já acreditou mais de 200 laboratórios e no ABC, são mais de 40 estabelecimentos de saúde acreditados pela ONA, dentre eles:

Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue); Rede D´Or São Luiz (Hospital Assunção; Ifor; Hospital Ribeirão Pires e Hospital Bartira); Hospital Estadual Mário Covas de Santo André; Fundação do ABC (Complexo Hospitalar Municipal de SBC); Hospital Estadual de Diadema; Manserv Facilities, entre outros. 

Cenário brasileiro de acreditação – Das mais de 380 mil organizações de saúde instaladas no país, segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de saúde), 1.712 são acreditadas por metodologias de acreditação nacional ou internacional. Deste total, a ONA é responsável por 72,1% do mercado de acreditação, o que corresponde a 1.270 certificados, dos quais 424 são hospitais.

E a perspectiva para este ano é desafiadora. A projeção é crescer mais de 20%, quando comparado a 2023, principalmente, nas regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Atualmente, 61% das instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%, Nordeste, 12,1%, Centro-Oeste, 11,4% e Norte por 2,8%. 

Sobre a ONA: A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. www.ona.org.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!