Marcelo Strama iniciou sua gestão se aproximando das entidades representativas do setor empresarial de Diadema. Esteve em reunião com a diretoria regional do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Diadema, além da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas. O Secretário buscou aproximação com o presidente do CIESP, Rafael Cervone, para entender as necessidades do setor industrial. Estas ações culminaram, acompanhado do Prefeito Filippi, em um almoço na sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com o presidente Josué Gomes, quando foram discutidas ações para melhoria do ambiente de negócios na cidade, como por exemplo uma lei, mais tarde aprovada pela Câmara Municipal de Diadema, para simplificação, aumento do prazo para dois anos, além da previsão de renovação automática das licenças da Vigilância Sanitária (VISA).
“Agradecemos o esforço, foram anos de indicação para uma solução, e agora conseguimos facilitar o andamento para que as indústrias caminhem com mais segurança. E vimos que Diadema está colaborando para manter as indústrias na cidade. Queremos que essa nova fase do Desenvolvimento Econômico seja perene. E que outras pautas importantes sejam aprovadas, para que tenhamos aproximação de outras empresas com a nossa Diadema. Parabéns pelo ao Strama que foi um divisor de águas nesse projeto, desejo muita sorte na sua nova empreitada”, agradeceu o diretor titular do Ciesp Diadema, Anuar Dequech Junior.
Sempre apostando no diálogo com os setores, Marcelo Strama também visitou diversas empresas da cidade para ouvir as demandas e juntos construírem soluções. Enquanto secretário também se aproximou dos Sindicatos, o qual se destaca o alinhamento com Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD. "Foi neste período que a Prefeitura de Diadema firmou parceria com a Agesbec Porto Seco, empresa localizada no Parque Botujuru, em São Bernardo, para que empresas da cidade possam usar o espaço em suas operações comerciais com condições especiais", afirma Strama.
A pasta do Desenvolvimento Econômico e Trabalho ainda garantiu na gestão de Marcelo Strama, emenda do deputado estadual Caio França (PSB) para reforma da sede onde será inaugurado no térreo o SIMPLIFICA DIADEMA, um espaço que irá reunir em um único local, todos os serviços ofertados para os empreendedores e trabalhadores da cidade, tais como: JUCESP, SEBRAE, Banco do Povo, Emprega Diadema, Economia Solidária, e a Sala do Empreendedor (Saúde – VISA, Finanças, Habitação e Meio Ambiente).
A gestão de Marcelo Strama trabalhou em consenso com o que apregoa o Banco Mundial para melhoria do ambiente de negócios: ambiente jurídico seguro, redução no tempo de abertura de empresas e renovação das licenças e acesso ao crédito saudável.
Junto com sua equipe, implementou o SIMPLIFICA NOS BAIRROS, onde a Secretaria se dirige até os centros comerciais da cidade para apresentar os serviços ofertados pela pasta e também o SIMPLIFICA FUTURO, onde jovens do ensino público da cidade têm a oportunidade de visitar a FATEC Diadema e também o campus da UNIFESP da cidade e na sequência visitar alguma empresa da cidade. Para Strama “apostar na juventude é pensar, a médio prazo, no Desenvolvimento Econômico”.
"O governo Filippi ainda promoveu o PDD - Plano Desenvolve Diadema, programa de longo prazo reúne R$ 3,1 bilhões em investimentos e visa preparar a cidade para as grandes transformações impostas pelas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas desta década. Ao mesmo tempo, tem como base os avanços já conquistados pelo município e sua consolidação. O lançamento do PDD contou com a importante participação do Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e de Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, além de diversas lideranças políticas, sindicais e empresariais", lembra Marcelo Strama que para a segunda fase do PDD, deixou programado, como ação da Secretaria, duas Rodadas de Negócios, uma entre comércios e outra entre as indústrias da cidade, além de uma Rodada de Crédito, para ambos.
A pasta ainda realizou a AFROFEIRA, uma iniciativa do Governo Municipal que envolveu pequenos empreendedores da Economia Solidária onde ofereceu moda, beleza, artesanato, shows e comidas típicas. No encerramento foi implementada uma Associação dos Afro Empreendedores, que passaram a utilizar as máquinas de costura do projeto, compradas com emenda do deputado estadual Barba (PT).
A Secretaria, através da Diretoria de Economia Solidária, também conduziu toda a sistematização para implementar o Rango das Quebradas logo nos próximos meses. Um aplicativo de Diadema para entrega de alimentos, onde o comerciante e o comprador ganham por pagar menos pela entrega dos pedidos e os entregadores passam a ter mais dignidade ao receber mais pelos serviços prestados. O aplicativo elimina intermediários.
Com Marcelo Strama a frente da Secretaria, em todas as semanas foram realizadas ações de empregabilidade, unindo o desejo do trabalhador que busca por uma vaga de trabalho com a oferta das empresas locais e até mesmo regionais. O Programa EMPREGA DIADEMA, alinhado com as políticas de aceleração da economia promovidas pelo prefeito Filippi, inverteram a curva dos índices formais de empregos (CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) impostos pela administração anterior com oito anos seguidos de queda.
Em 2011 eram 113.812 empregos formais em Diadema. Após seguidos anos em queda, o ano de 2020 foi finalizado com83.743. No primeiro ano do governo Filippi os números já apresentaram aumento, finalizando 2021 com 89.452 empregos na cidade. O ano 2022 é entregue com 92.298 e em 2023foi ultrapassada a marca de 95.000 empregos, o que deixa clara a tendência de crescimento com a atual administração da cidade.
Merece destaque o fato da evolução do emprego formal em Diadema (2020 a 2023) obter o primeiro lugar em comparação com as outras cidades do ABCD. Diadema apresentou um crescimento de 13,5%. Santo André 8,2, São Bernardo de 13,1 e São Caetano de 3,4%. O ano de 2023 também apresentou um saldo positivo de abertura de empresas em Diadema, ultrapassando a marca de 3530.
O prefeito Filippi declarou em vídeo postado nas redes sociais: “A gente teve uma experiência fantástica com o Strama no nosso governo e agora ele foi convocado para jogar na seleção do presidente Lula” e agradeceu a dedicação do Secretário que estará em Brasília como mais um braço para ajudar Diadema.
“Foi uma honra e uma alegria fazer parte da equipe do prefeito Filippi”, declarou Strama, que vai para o governo federal a convite do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB). E continuou: “A população da cidade tem muita sorte em ter um chefe do Executivo tão comprometido com o município e seus moradores. Foi uma honra servir a Diadema em sua gestão e será muito bom poder contribuir com a cidade fazendo parte do governo Lula a partir de Brasília. Sigo para novas missões com o coração cheio de gratidão por todos os amigos e parceiros de Diadema.”
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.