PM e GCM de Diadema realizam operação pela segurança em pontos de ônibus
17/08/2023 13:49 em Cidades

“Ponto Seguro” vai percorrer diferentes locais de parada dos coletivos em horários de maior fluxo para coibir furtos e roubos

A Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema iniciaram a operação Ponto Seguro que vai percorrer pontos de ônibus nos horários de maior fluxo, pela manhã e no final do dia, a fim de aumentar a segurança dos moradores e coibir furtos e assaltos. A atividade teve início no começo de agosto e já apresenta resultados, como três automóveis e duas motocicletas com queixa de furto e roubo foram recuperadas.

Na manhã desta quinta-feira (17), durante a atividade no Jardim União, dois homens em uma moto receberam sinalização de parar e um deles desceu e atirou contra a guarnição da GCM, fugindo por uma viela logo em seguida. O condutor da moto foi apreendido e conduzido à delegacia. Com ele foram encontrados diversos pertences, de três vítimas que foram assaltadas entre 4h25 e 5h30 da manhã, que o reconheceram e receberam de volta objetos como alianças, correntes e cartões bancários.

“A gente sabe que criminosos estão sempre procurando a oportunidade para cometer crimes. A escuridão das primeiras horas da manhã, um ponto de ônibus mais vazio, pode ser o momento para cometer um furto ou assalto”, explicou o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano. “Por isso essa união entre a PM e a GCM é uma ferramenta importante para aumentar a sensação de segurança dos moradores, especialmente dos trabalhadores e trabalhadoras”, completou.

A Operação Ponto Seguro segue na cidade por tempo indeterminado e é mais uma das atuações em conjunto entre PM e GCM no município. Outro exemplo de atuação conjunta é a Operação Paz e Proteção, que desde 2021 já realizou na cidade mais de 1.450 ações para evitar pancadões.

Idealizada pela Secretaria de Segurança Cidadã em parceira com a PM, a Operação Paz e Proteção é planejada e executada pela GCM de Diadema e pelo comando do 24º Batalhão de Polícia Militar. Com o investimento da Prefeitura na GCM e sua atuação integrada com a PM, já foi possível constatar a queda significativa de aproximadamente 90% nas ocorrências de pancadão.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!