Sirius receberá visita dos diretores e associados do Ciesp Diadema nesta quarta-feira, 02
01/08/2023 15:55 em Cidades

Ciesp Diadema vai com 16 associados para uma visita no Sirius - Acelerador de Partículas em Campinas

Nesta quarta-feira, 02, às 6h30, uma excursão vai sair da sede do Ciesp Diadema sentido a cidade de Campinas com o objetivo de que presidência, diretoria, diretores regionais, distritais, municipais e gestores do CIESP conheçam o Sirius - Acelerador de Partículas. O evento está sendo organizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp São Paulo) que vai levar um total de 100 pessoas das 42 regionais do Estado de São Paulo.

A visita monitorada começa às 8h30 e vai contribuir para que gestores tenham conhecimento dessa tecnologia gerada através de luz e que vai ajudar a indústria em tantos outros setores com pesquisas avançadas. “Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento. E permitirá que centenas de pesquisas acadêmicas e industriais sejam realizadas anualmente, por milhares de pesquisadores, contribuindo para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos”, diz o presidente do CNPEM, Antonio José Roque da Silva.

O Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. Este equipamento de grande porte usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada, luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Essas pesquisas vão ajudar em setores para novos medicamentos e tratamentos para doenças, novos fertilizantes, espécies vegetais mais resistentes e adaptáveis e novas tecnologias para agricultura, fontes renováveis de energia, entre muitas outras potenciais aplicações, com fortes impactos econômicos e sociais. 

O diretor titular do Ciesp Diadema, Anuar Dequech Jr. que vai ao evento diz que é um progresso de muita importância para a indústria e para o Brasil sem dúvida. “É um privilégio fazer parte desse momento. Tenho certeza que nossos associados vão ter uma experiência única e ter boas para suas empresas”.

Siga o Ciesp no Instagram: https://www.instagram.com/ciespdiadema/

Siga o Ciesp no Facebook: https://www.facebook.com/ciesp.diadema

 

Data do evento: dia 02/08/2023 (quarta-feira) às 08h30

Endereço: Polo II de Alta Tecnologia - R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000 - Bosque das Palmeiras, Campinas – SP.

Capacidade visita: 100 pessoas

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!