Julho Verde: saiba como prevenir os tumores de cabeça e pescoço
19/07/2023 13:36 em Cidades

O mês de julho é marcado pela conscientização do câncer de cabeça e pescoço, que atinge anualmente cerca de 36 mil novos casos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Essa categoria abrange desde tumores cerebrais e de boca até o câncer de tireoide e couro cabeludo. Os sintomas iniciais são corriqueiros e costumam passar despercebidos pelo paciente, o que impacta as chances de cura, indica Giulianno Molina de Melo, cirurgião da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Infelizmente, cerca de 60% dos casos são diagnosticados em fases avançadas da doença.

 

“As dúvidas mais frequentes são sobre câncer de tireoide, de pele e de boca. Normalmente aparece uma ferida, uma bolinha estranha, ou ocorrem até mesmo alterações na voz”, relata o médico da BP. A persistência destes sinais por mais de duas semanas é o principal indicativo de que pode se tratar de um tumor maligno. “O tumor é evolutivo, aparece e vai crescendo gradualmente, até um momento que fica tão evidente que o paciente decide procurar ajuda. Nesse ponto, a doença já se espalhou para outras áreas, como a gengiva, o dente, o osso”, diz.

 

Em estágios iniciais, é possível remover o tumor por meio de uma pequena incisão, mas conforme as células cancerosas se espalham, é necessário realizar uma cirurgia oncológica complexa, com margens cirúrgicas e reconstrução dos tecidos. Os quadros localmente avançados requerem também quimioterapia e radioterapia adicionais.  “Então o tratamento é mais oneroso, cansativo e demorado, e a taxa de sobrevida não é boa, porque está mais avançado”, expõe o cirurgião.

 

O principal fator de risco é o tabagismo, responsável por 85% dos casos, alerta o INCA. O consumo de álcool em excesso também é um agravante, podendo aumentar em até 30 vezes a chance de câncer. Além disso, nas últimas décadas, o vírus do Papiloma Humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível, tem sido associado a um aumento nos casos. As melhores maneiras de prevenção são evitar o fumo associado a bebidas alcoólicas e se vacinar contra HPV antes de iniciar a atividade sexual.

 

O especialista recomenda que as pessoas se examinem em frente ao espelho e observem o movimento da laringe enquanto bebem água, a fim de detectar a presença de nódulos ou gânglios visíveis no pescoço e na tireoide. Dentistas, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas são aliados importantes na identificação e sinalização dos sintomas, e a avalição inicial desses profissionais é crucial para que o paciente seja encaminhado ao cirurgião de cabeça e pescoço. Para estabelecer o diagnóstico definitivo, são necessários exames de imagem ou biópsia, na qual o material é retirado diretamente nas lesões acessíveis e analisado por um patologista.

 

Em algumas situações, a tireoide chega a comprimir a traqueia, podendo ser confundida com bronquite. Já o crescimento de um papiloma provoca coriza prolongada, e essa reação inflamatória pode ser associada erroneamente a rinite alérgica. Para descartar a possibilidade de outras enfermidades, o cirurgião reforça a importância de procurar centros especializados como a BP, que oferecem atendimento multidisciplinar e cuidados integrados.

 

O hub de saúde é referência no tratamento do câncer de cabeça e pescoço, contando com um Centro de Oncologia e Hematologia que tem equipes renomadas de oncologistas, radio-oncologistas, cirurgiões, e especialistas vinculados a áreas de suporte imprescindíveis, como odontologia, nutrição, medicina nuclear, patologia e biologia molecular.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!