Presidente da Agência, Aroaldo da Silva, destaca a iniciativa que auxilia na organização da política industrial e Farmacêutica na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Rádio ABC News
A Frente será coordenada pelo deputado estadual Luiz Fernando T. Ferreira (PT). Na visão do parlamentar, políticas protetivas para a indústria química terão efeito cascata nos demais segmentos. "A química é a mãe das indústrias. Não se planta nada ou se produz uma roupa e nem se monta um carro sem ela. Desconheço um país desenvolvido sem indústria química forte", comparou Ferreira.
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, a iniciativa auxilia na organização da indústria em São Paulo e no Brasil. “O lançamento da Frente auxilia a pensarmos também os outros setores da indústria, uma vez que somente com os esforços coletivos nós vamos conseguir organizar essa política industrial, tanto no Estado, como no Brasil”, comentou Silva.
A participação da Agência no lançamento, bem como de deputados com base eleitoral na região, ocorre por conta da forte relação entre a Indústria Química e o ABC. Fundado há meio século, o polo petroquímico do Grande ABC reúne várias empresas do setor e tem extrema importância para a economia da região e de São Paulo. Ainda, o Grande ABC representa 11,2% da indústria química agregada do Brasil, o que equivale a R$ 72,6 bilhões.
Em 2020, de acordo com dados do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), o faturamento do complexo foi de R$ 9,5 bilhões. Em relação a empregos diretos e indiretos, o total é de 10 mil postos de trabalho, mantidos mesmo em um ano de pandemia.
No lançamento da Frente na Alesp também participaram o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (virtualmente), o Superior de Meio Ambiente da Fiesp, Nelson Pereira dos Reis, o diretor presidente do IDQ (Instituto Nacional de Desenvolvimento da Química), Paulo Engler, o presidente da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), André Passos, a secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, o vice-presidente da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite, bem como os deputados estaduais Teonilio Barba e Rômulo Fernandes (PT), além do deputado federal Afonso Motta (PDT/RS) que preside a Frente Parlamentar da Química na Câmara dos Deputados.