Banco do Povo e Jovem Aprendiz são algumas das iniciativas do Governo de São Paulo que visam fomentar o empreendedorismo no estado
Neste 27 de junho é celebrado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, setor responsável pela maior parte dos empregos gerados no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2022, oito a cada 10 postos de trabalho foram gerados pelas micro e pequenas empresas no país, segundo dados do Sebrae.
Em São Paulo, há diferentes programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que oferecem subsídios para estimular o empreendedorismo e a melhoria do ambiente de negócios. A empreendedora Diana Rino, por exemplo, buscou no Banco do Povo o crédito que necessitava para impulsionar sua consultoria de negócios. “Acho muito bom o suporte que o programa oferece para as mulheres, e isso me ajudou muito. Além disso, ele incentiva a independência financeira. Peguei o crédito para organizar a minha empresa na parte de gestão tecnológica, marketing digital e mentoria”, conta.
Já o empreendedor da zona leste, Jair Rodrigues Barbosa, conta que buscou o crédito para ampliar seu estoque de vasos aquáticos para plantas. No ramo há 18 anos, ele contou que o Banco do Povo o ajudou três vezes, “A mais recente em abril deste ano. Eu sempre indico o programa para outras pessoas por possuir juros baixos e ser uma ótima ajuda para quem está começando”, explica.