Grupo 34 de Recursos Humanos do Ciesp Diadema, completa 36 anos
12/06/2023 17:45 em Novidades

Grupo de Recursos Humanos G34 do Ciesp surgiu da necessidade de intermediar os conflitos na época em que começaram as greves no ABC Paulista; e até hoje, após 36 anos de existência, ainda colabora fortemente com as empresas associadas à instituição   

Em 1987, dois anos depois da inauguração do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) -  Regional Diadema, foi formado o Grupo 34 (Grupo de Recursos Humanos G34 do Ciesp Diadema) com o objetivo de continuar a intermediar os conflitos das empresas causados pelas greves que começaram em 1978; porém, agora, com interpretação de leis, regras e atualizações na área de RH. Com reuniões realizadas na 3ª quarta-feira de todo mês, por isso o nome Grupo 34, atualmente o grupo tem 60 empresas cadastradas, todas associadas do Ciesp Diadema. O Ciesp passa a dar às diretrizes através do seu Diretor Titular, e nomeou como coordenador do grupo, o advogado José Tomaz da Silva, ex-funcionário da antiga empresa Nakata na área de RH (Recursos Humanos), desde então o grupo cresceu, se aperfeiçoou e auxilia os associados em diversas questões e diversas especialidades.  

“Os empresários se reuniram para lidar com a situação das greves. Até 1978, praticamente não havia greve no Brasil. Tudo começou com a famosa greve da Scania Brasil em 78. Começou nas montadoras e se expandiu para empresas fornecedoras. A antiga Nakata e a Conforja, a Metagal, a MSA Brazil, a Papaiz, a Kentinha, a Autometal e a Seeguer Reno, foram algumas das empresas que começaram as reuniões, e por cerca de três anos, os gestores das empresas, é quem coordenavam os trabalhos.  Contudo, os mesmos chegaram à conclusão que tinham que delegar essa missão aos especialistas. E decidiram chamar pessoas da área do RH. Foi quando surgiu o Grupo 34, mas que ainda não tinha este nome. O nome surgiu depois que o Ciesp Diadema começou a liderar o projeto e convidar os profissionais dos RHs das empresas”, disse o advogado e coordenador do Grupo de Recurso Humanos G34, José Tomaz da Silva.     

Foto: Mariza Rodrigues, da empresa Produflex; o advogado e coordenador do Grupo de Recurso Humanos G34, José Tomaz da Silva e Tania Paes, auditora da MovereRH

Integrantes do G34 e que passaram a colaborar nos anos 90 e 2000, Tania Paes, auditora da MovereRH e Mariza Rodrigues, da empresa Produflex, ambas chegaram quando o Grupo de Recursos Humanos G34 já fazia parte do Ciesp. “Hoje o Grupo cresceu em qualidade, e conta com contadores, advogados, departamento pessoal, RH, qualidade, treinamento, segurança de medicina do trabalho e a empresa associada ao Ciesp Diadema não paga nada. Aqui temos muitas coisas para oferecer. É um grupo completo que pode atender as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas. Quando vamos fazer uma pesquisa sobre salários, benefícios, por exemplo, todos querem participar, e participam com opiniões e informações”, diz Tania Paes.  

“Foi muito produtivo fazer parte do grupo G34, coordenado pelo José Tomaz. Uma experiência que pude levar para empresas e solucionar muitos problemas. Hoje são realizadas palestras para empresas no grupo, e isso é muito importante para capacitar, trazer novas informações, ajudar no conhecimento dos jovens que estão chegando. Uma das últimas palestras que aconteceu foi sobre a ginástica laboral, a (LGPD) Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), assédio moral, sexual. Tudo isso são pautas importantes para as empresas e devem ser discutidas sempre para não terem problemas no futuro, então esse grupo que nasceu em 1987 veio para isso, ajudar, atualizar. As greves agora são mais raras, e as questões são outras, e o grupo pode contribuir muito”, diz a integrante do Grupo 34, Mariza Rodrigues.  

Para o advogado José Tomaz da Silva às mudanças na legislação trabalhista reforçam a importância de a indústria ser sócia do Ciesp Diadema e o responsável pela área de RH das empresas participarem do G34. “Entrou um governo novo, e ele tem em mente novas alterações nas leis, e principalmente na trabalhista, com uma nova Reforma Trabalhista. Muitas questões já foram parar no STF (Supremo Tribunal Federal) e foram mudadas. Existem debates e prováveis ajustes na legislação trabalhista. E a vivência no grupo G34 é fundamental para acompanhar e atuar de forma preventiva. Essas mudanças vão vir agora no segundo semestre, então é importante que as empresas que ainda não fazem parte venham e se socorram no Ciesp e através do Grupo de Recursos Humanos”. 

Na pandemia da Covid-19 que começou em 2020, o grupo foi muito importante para os associados do Ciesp, diversas alterações nas leis das quais às empresas tinham que se adaptarem teve o apoio do G34. “Imagina você ter que ficar vendo todas as modificações, que surgiram a toda hora, sendo que tem outros afazeres na empresa, não é fácil. E nós, o Grupo de Recursos Humanos do Ciesp Diadema G34 estávamos aqui e ajudamos nesse momento e em tantas outras de crises”, completou o coordenador do G34.    

Um tema que tem preocupado muito a área do RH, é o e-Social, que é um sistema informatizado da Administração Pública, outro problema para as empresas, que sempre tem alguma variante. “Está para sair mais uma alteração com relação aos processos trabalhistas. Todo processo tem que ser informado dentro do e-Social. A pequena empresa não tem a menor noção de como lidar com isso. E o Ciesp Diadema tem essas informações e pode assessorar os associados. E o Grupo 34 ajuda nessa assessoria”, diz José Tomaz da Silva.  

“Outro tema importante é a ginástica laboral, que até antes do e-social, era bem-estar, e com a entrada do e-social chegou à modalidade de ergonomia. Por isso a ginástica laboral é mais procurada, porque agora passou a fazer parte da legislação da segurança do trabalho. Você pega ainda a questão do assédio sexual e moral, esse é apartado da lei trabalhista; no entanto, agora está dentro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), também dentro da Segurança de Medicina do Trabalho, dentro do Departamento Pessoal”, diz uma das participantes do grupo, Tania Paes, que complementa “essa é a importância do Grupo de Recursos Humanos do Ciesp G34, trazemos essas informações com todo nosso know-how. Sem dizer que temos uma assessoria jurídica que nos apoia”.   

Para o coordenador do Grupo de Recursos Humanos G34 do Ciesp Diadema, e as participantes Tania e Marilza, a ideia é estar integrado com o setor de RH que deve assumir o papel do social nas empresas que voltou com muita força. “Estamos trabalhando cada vez mais integrados com todos esses departamentos, jurídico, departamento pessoal, não basta mais eu saber sobre folha de pagamento. Você tem que ter uma pessoa da folha de pagamento, mas tem que ter a parte social na empresa atuante. Voltou o que existia antigamente, o serviço social. Hoje em dia o RH tem que fazer essa parte”, revela o coordenador do G34.      

E continuou: “As pessoas que começaram a participar do Grupo de Recursos Humanos do Ciesp Diadema G34 achavam que tinham problemas absurdos, com a folha de pagamento, com benefício. E quando chegavam no grupo percebiam que todos tinham os mesmos problemas. Às empresas mudam, a folha de pagamento muda, a forma de treinamento muda, mas os problemas são parecidos. Ajudamos uns aos outros, e no final não é um problema tão complicado quando estamos juntos e trocando ideias e informações”, finaliza.  

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!