Ciesp Diadema assessora associado com comércio exterior, diz diretor
17/05/2023 21:55 em Economia

Atual e futuros associados tem assessoria e suporte em Certificado de Origem; setor de Comércio Exterior do Ciesp e Derex também ajuda na exportar e importar

Rádio ABC News

 

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Diadema fornece oportunidades exclusivas aos seus associados, ferramentas desde tecnológica e assessoria, para que possam entender um pouco mais do Comércio Exterior. Além de uma série de outras vantagens que o Ciesp traz para o industrial.

E à frente deste setor a instituição tem a colaboração do empresário, economista, diretor presidente da empresa Nutri.com, diretor no Ciesp, Omar Abu-Jamra Jr. “O Ciesp Diadema tem a parte de Comércio Exterior que é de minha responsabilidade, inclusive eu faço parte do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) no CIESP de São Paulo e aqui em Diadema. Toda indústria que precisar, seja experiente ou inexperiente, pode entrar em contato conosco, com a instituição. E vamos viabilizar a parte de importação e exportação”, ressalta Abu-Jamra Jr. 

Com um departamento especializado para atender as necessidades dos empresários que atravessam fronteiras com seus produtos, o Ciesp Diadema disponibiliza os instrumentos corretos que o Derex tem e coloca à disposição do associado. “Essas ferramentas são muito importantes e eficazes, faz com que as indústrias achem os caminhos para a importação, importar os insumos que eles precisam, sejam maquinários, seja matéria prima, reduzindo o seu custo, viabilizando sua produção, e ajuda a colocar os seus produtos no mercado externo.

Assim, fornecemos as informações necessárias para os associados. Inclusive software onde você pode encontrar os países que importam e tem mais potencial de poder consumir os produtos fabricados pela indústria nacional”, reforça o diretor do Ciesp, responsável pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex).

Omar Abu-Jamra Jr explica que todo esse trabalho para exportar e importar, deve ser realizado por quem conhece bem do assunto. E garante que o Ciesp Diadema tem esse ‘braço’ para ajudar o empresariado de qualquer setor. “Todo esse trabalho de importação e exportação, comércio exterior, tem uma assessoria que vai ajudar o empresário do começo ao fim, por exemplo, para não ter atrasos nos prazos. O CIESP e DEREX fazem todo um acompanhamento para aqueles que são inexperientes nessa área para que consiga atingir seus objetivos”. 

Abu-Jamra Jr reforça a importância de uma assessoria, na hora de exportar e importar os produtos. O quanto é necessário saber a legislação e os trâmites de uma infinidade de produtos. “Vamos dizer que o empresário, industrial, apresente para nós, questões, produtos que ele precisa e que vai buscar no exterior. Vamos orientá-los até em que país colocar. Mostrar a legislação do país com o qual ele quer fazer negócios. E também mostrar para quais são os trâmites necessários aqui no Brasil para importar uma série de produtos, todo esse procedimento o Ciesp faz o acompanhamento”. 

Segundo Abu-Jamra Jr. o Ciesp, tem uma equipe para ajudar na  exportação e importação, auxiliar, fornecer informações, inclusive até emitir o Certificado de Origem que é um dos serviços que o Ciesp Diadema oferece e faz em conjunto com a matriz para o associado, que é todo o acompanhamento de documentação, de autorização, de armazenagem e emissão de licenças.

“Para conseguir essa assessoria para o Certificado de Origem, o empresário tem que ser associado do Ciesp que é um excelente benefício e ajuda muito. Basta levar as declarações e provar que os seus produtos são produzidos no mercado nacional. E com esse certificado, o país que vai importar algum produto do Brasil, vai conseguir importar o produto brasileiro, com mais facilidade e em alguns casos, sem ter que pagar impostos. E caso ele tenha um acordo bilateral, ele pode utilizar desse acordo também”.    

“Com essas ações e serviços estamos exatamente ajudando o empresário a crescer, se desenvolver e ‘ganhar’ o mundo. Facilitar, simplificar, uma coisa que sempre foi muito complicada para uma série de empresas e a maioria das empresas não precisam e nem tem que ter um departamento específico para isso, mas pode ter junto ao CIESP, todo esse auxílio. Com essa assessoria, vamos ajudá-los a acharem empresas que podem fornecer matérias primas e achar os mercados externos, onde possam colocar seus produtos. Negócio, sempre fazendo negócio”, frisa o diretor do Ciesp. 

O Ciesp mostra que trabalha e tem ferramentas para auxiliar e ajudar o empresário de Diadema. Assim, questões como redução ou isenção de impostos entra no pacote. “Existem uma dezena, se não centenas de acordos bilaterais entre os países, o Brasil, com outros países ou regiões, comunidades. No caso agora nós estamos negociando um acordo entre Mercosul e a comunidade Europeia. Espero que que vá para frente, até porque já são anos de negociação e vai abrir muito o mercado. Mas existe uma séries de leis, e acordos que o Derex e Ciesp pode ajudar a encontrar os caminhos e conseguir usar essas leis, esses contratos, acordos, para facilitar e reduzir os custos, os incentivos que eles isentam de impostos de importação, por exemplo, facilitando o comércio exterior”, comenta Omar Abu-Jamra Jr

O Derex tem departamentos específicos, e o Ciesp tem acesso a todas as leis, e também um software de inteligência que o associado pode consultar, quais os países, e normas que tem de ser seguidas ou os acordos que podem facilitar a importação e exportação dos produtos brasileiros. “Sendo associado você vai ter acesso. É uma facilidade que o Ciesp vai colocar para o empresário. E com isso o empresário pode achar empresas aqui no Brasil que tem interesse em fazer negócio. E através das classificações fiscais, você sabe que essa empresa quer consumir produtos que você tem para vender. E também fornece a matéria prima para o empresário”, finaliza o empresário e diretor d o Ciesp, Omar Abu-Jamra Jr.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!