Ateliês qualificam aulas de arte na educação infantil em Diadema
10/05/2023 17:44 em Cidades

Espaços foram criados ou adaptados com recursos do Programa Escola Bem Cuidada e já existem em 21 das 29 escolas da rede direta

Escolas de educação infantil da rede direta de Diadema estão criando, com recursos do Programa Escola Bem Cuidada, ateliês educativos que qualificam as aulas de arte para os estudantes. Otimizando espaços, as equipes diretoras vêm implementando as instalações que já estão entre os locais mais queridos das unidades escolares.

Na Emeb Cecília Meireles, na Vila Dirce, uma antiga sala de professores foi dividida em dois espaços e deu lugar à brinquedoteca e ao ateliê educativo de artes. Os cavaletes de pintura, que antes ficavam armazenados em um depósito, agora estão dispostos e sempre prontos para receber novas obras dos pequenos artistas.

A bancada, na altura que as crianças alcançam, está preparada para receber os materiais que também foram organizados no mesmo espaço. “As professoras podem deixar a sala pronta antes das crianças entrarem, podem também planejar melhor as atividades, já que a sala é reservada previamente”, explicaram a diretora Soraia Granjeiro Rufino e a vice-diretora Daniela Bortola.

“Virou um lugar de referência para as crianças. Elas sabem que a aula naquele espaço é o momento delas se expressarem, de pintar. A gente nota também que um dos lugares da escola que os alunos de inclusão mais gostam”, afirmou Soraia. “Do ponto de vista pedagógico, facilita o planejamento, a sequência no trabalho e a liberdade para as crianças que sabem que ali tudo bem se sujar de tinta, é um espaço pensado para isso”, completou.

A professora Cristina Monteiro listou as vantagens de ter um local adequado para as aulas de arte. “Temos todos os materiais à mão, o espaço dá muita liberdade para os estudantes e com certeza todo o potencial artístico delas é melhor explorado nessas condições”, pontuou. “É um lugar que qualifica nosso trabalho”, concluiu.

Das 29 escolas de educação infantil da rede direta da Secretaria de Educação de Diadema, 21 já contam com os ateliês educativos de arte, já providenciaram materiais específicos e/ou realizaram reformas nos seus ambientes, sempre com recursos do Programa Escola Bem Cuidada, que já repassou mais de R$ 32 milhões para as unidades escolares. Os recursos são utilizados para intervenções que garantem mais qualidade e condições para o trabalho dos professores e o aprendizado dos estudantes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!