Enel realiza operação energia legal em Diadema
04/05/2023 11:40 em Cidades

Iniciativa visa fiscalizar e combater o furto de energia, conscientizando a população sobre os riscos e prejuízos desta prática; atividades educativas serão realizadas no Centro Cultural Diadema e clientes da Enel SP terão oportunidade de trocar lâmpadas antigas por novas.

Rádio ABC News

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, realizará, de 9 a 12 de maio, mais uma edição da Operação Energia Legal, desta vez em Diadema, na região do ABC, na Grande São Paulo.

Além de levar serviços e benefícios aos consumidores, a iniciativa visa fiscalizar e combater as fraudes e os furtos de energia, conscientizando a população sobre os riscos e prejuízos desta prática. A operação é feita em parceria com a Polícia Civil, que atua na identificação de irregularidades na medição de energia em estabelecimentos comerciais e residenciais da região.

A agenda contará também com uma série de atividades no Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300 - Centro, em Diadema), das 9h às 16h. No local, haverá palestras gratuitas sobre consumo consciente e cidadania. Agentes estarão à disposição para dar dicas e entregar materiais educativos aos participantes.

O evento envolve o projeto Enel Compartilha Eficiência, que nesta edição permitirá aos clientes a troca de até dez lâmpadas antigas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares – por outras novas e mais econômicas, de LED. Para participar, basta ser o titular da unidade consumidora, levar um documento com foto, uma conta de luz e as lâmpadas a serem trocadas.

Furto de energia é crime

Além de ser crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica.

Indivíduos que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, também estão colocando em risco a própria vida e a da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. O site da Enel tem uma área exclusiva para denúncias de fraude.

Serviço: 

Operação Energia Legal São Paulo  

Data: de 9 a 12 de maio de 2023

Horário: das 9h às 16h

Local: Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300 - Centro, em Diadema)

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,8 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!