Ribeirão Pires completa 69 anos e se projeta para o futuro
17/03/2023 17:40 em Cidades

 

Estância turística do Grande ABC, cidade intensifica projetos voltados ao bem-estar e à cultura

 

A Estância Turística de Ribeirão Pires, também conhecida como Pérola da Serra, completa no próximo domingo, dia 19 de março, 69 anos. Com forte apelo histórico no Grande ABC, a cidade vocacionada ao turismo passou a vislumbrar, sobretudo nos últimos dois anos, o futuro. Para isso, aposta em ações voltadas ao lazer e à cultura, e intensificou projetos em áreas como a saúde e infraestrutura, todos com o objetivo de promover o bem-estar dos moradores e fortalecer a presença do município no mapa estadual, como destino para toda a família.

 

“A nossa cidade é um símbolo turístico na Grande São Paulo e temos foco em reaver esse protagonismo que foi perdido nos últimos anos, sobretudo em decorrência da pandemia”, pontuou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

 

Ciente do seu papel turístico-cultural, a cidade já confirmou o retorno do Festival do Chocolate, um dos maiores eventos do Estado de São Paulo, que voltará a ser realizado após 3 anos. O festejo acontecerá em três finais de semanas, entre os meses de julho e agosto com atrações para toda a família. O calendário cultural de Ribeirão Pires também será palco da Entoada Nordestina, que terá sua 1ª edição entre 24 e 26 de março e entrada social, e para a FLIRP - Feira Literária que reuniu, em sua 1ª edição, em 2022, quase 18 mil pessoas.

 

Mais do que o futuro, Ribeirão Pires também vive o presente. Nesse quesito, o turismo, o lazer e a cultura cumprem importante papel. Integra este circuito o Museu Aberto de Arte Contemporânea (MAAC), que conta com um acervo de mais de 120 obras espalhadas por toda cidade. Além disso, os parques municipais são destino para munícipes e turistas. O Parque Oriental, por exemplo, localizado na Estância Noblesse, recebe mais de 8 mil visitantes todos os meses.

 

Além disso, a Estância conta com uma Escola Municipal de Artes (EMARP), o maior polo de formação artística da região, que atende, gratuitamente, mais de 1.700 alunos e conta com cursos de música, dança, artes plásticas, teatro e audiovisual. 

 

Intervenções estruturais fazem parte do pacote de investimentos públicos. Os Mirantes Santo Antônio e São José, dois dos mais tradicionais pontos turísticos da cidade, estão sendo contemplados com revitalizações e com a construção de decks com vista panorâmica. O Programa Asfalto Novo, o maior da história da cidade, contemplará mais de 200 de ruas. O conjunto de obras em andamento ou prestes a começar somam R$ 118 milhões, oriundos da parceria com o Governo do Estado.

Perto de inaugurar o Hospital Municipal Santa Luzia, com mais de 95 leitos, previsto para 2024, a cidade mostra que a saúde também é protagonista desta gestão, que entregou, há um ano, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Neste período, o espaço foi responsável por zerar as filas de mamografia, laqueadura, vasectomia e ultrassonografia transvaginal. A Estância também está próxima de entregar a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que irá contemplar os moradores do Parque Aliança.




Fotos:
Lype Filmmaker
Legenda: Ribeirão Pires completa 69 anos no próximo domingo, dia 19

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!