Moradores à margem da billings fundam grupo para defender sua região
07/03/2023 10:11 em Cidades

Um grupo de moradores e comerciantes do bairro Grota Funda, na divisa de Diadema com São Paulo, reuniram-se nesta semana para fundar um grupo e defender os interesses dos problemas que atingem o local. 

A frente ambiental de recuperação das águas do "braço" da represa Billings pretendm conseguir de forma definitiva a limpeza e despoluição das águas que banham a região, que desde o final da década de 1.970 sofre com despejo indiscriminado de dejetos industriais e esgoto no local, o que contribui para a deterioração e queda da qualidade de vida de quem vivem às margens do reservatório.

Durante o encontro foi feito um relato histórico de como a Grota Funda se transformou de um promissor balneário e área de lazer nos fins de semana, cujos imóveis eram de certa forma valorizados, até o momento em que o poder público foi negligente e permitiu que, com a falta de fiscalização, fossem promovidas várias atividades irregulares: desmatamentos da vegetação, assoreamento e lançamento de esgoto sem tratamento e até dejetos industriais, que trazem perigo à vida dos moradores e da fauna local.

Virgilio MDV, advogado ambientalista, informou que a matéria obteve desde 1989, avanços na constituição estadual, que proíbe lançamento de esgoto industrial ou residencial, sem o devido tratamento, bem como o uso dessa água para consumo humano. Esses determinações, lembra o advogado, jamais foram respeitadas pelos governos estaduais e administrações municipais, e também por seus sucessores ao longo dos anos. Ele também informou que o MDV, associação da qual ele faz parte, contribuiu na mobilização, elaboração e aprovação de uma lei estadual que prevê a recuperação de toda bacia hidrográfica da Billins e que também garante o uso desta água para abastecimento público em detrimento de qualquer outro interesse.

Já André Luiz, secretário adjunto do meio ambiente da prefeitura de Diadema disse que há uma lei que prevê a fiscalização dessas irregularides, aprovada em 2010. Porém, ele relata que tal medida nunca fora efetivada por falta de recursos provindos das contas de água da cidade.

Mais alguns participantes foram elmbrando algumas medidas e legislações que nunca foram cumpridas ao longo de três décadas. Ao final, a "frente ambiental" formada se comprometeu a tomar várias ações para que os problemas fossem definitivamente solucionados com, por exemplo, entrar em contato com a SABESP para apresentar como urgência um projeto de coleta, transporte e tratamento da microbacia do córrego Grota Funda; entrar em contato com a CETESB sobre licenciamento de projetos para acabar com o assoreamento da região, bem como pesquisar a questão dos dutos da Comgás e da Petrobras que por ali passam, entre outras ações.

Aniversário da Billings - O grupo também acertou em que a represa Billings completa 98 anos de existência será entregue uma carta ao governador Tarcísio de Freitas pedindo que o poder público estadual dedique sua atenção aos problemas ambientais da reigão, juntamente com uma documentação completa esmiuçando as causas da poluição do reservatório e sugestões de possíveis soluções.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!