Indústrias devem se atentar à pauta da cibersegurança e princípios ESG, afirma presidente do Ciesp durante palestra em São Bernardo
02/03/2023 09:02 em Empresas e Negócios

Estudo foi apresentado para cerca de 90 lideranças da região do ABC

O presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, esteve ontem em São Bernardo do Campo para ministrar para lideranças regionais do ABC a palestra "Macrotendências Mundiais até 2040".

Baseado no cruzamento de mais de 300 bancos de dados da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp, Cervone apresentou tendências e alertou sobre temas que exigem a atenção da indústria como a cibersegurança e os princípios ESG (Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança). 

Segundo Cervone o tema da cibersegurança tem chamado tanto a atenção que o próprio Ciesp em parceria com o Senai, já planeja oferecer auditorias para que as empresas associadas à entidade possam criar planos customizados de proteção e até participar de simulações em uma unidade especializada do Senai no ABC. O tema esbarra em questões como privacidade e segurança de dados em apps, redes, bancos de dados, nuvem e e-mails. 

"Não preciso nem dizer o quanto essa questão da cibersegurança é importante hoje. Pelas novas legislações no mundo, quem responderá pela cibersegurança não será mais a TI, mas, sim, o CEO da empresa, de tão sério que é este tema", explicou Rafael. 

Sobre os princípios ESG, Cervone destacou a expectativa de outros países em relação às ações ambientais no Brasil. De acordo com ele, durante visitas ao Ciesp e a Fiesp, mais de 130 embaixadores falaram abertamente sobre a preocupação com o tema. Os franceses, por exemplo, são alguns dos parceiros comerciais mais atentos com as taxas de emissão de carbono das indústrias brasileiras. 

Ele ainda contou que o próprio mercado nacional tem pressionado as empresas neste ponto. "As seguradoras não estão querendo renovar os seguros em vários setores, por exemplo. Elas estão preocupadas com o nível de maturidade ESG das indústrias que contratam o seguro", explicou Cervone. Quanto maior o nível de maturidade ESG, menor o risco para o negócio, na avaliação do setor de seguro empresarial. 

 

*Outros temas* 

 

A palestra abordou nove temas ao todo: saúde, alimentos, energia, infraestrutura, urbanização, perfil do consumidor, trabalho e qualificação, segurança e entretenimento e turismo. Durante a apresentação, o presidente do Ciesp também trouxe fatores de longo prazo como crescimento da renda, aumento populacional e envelhecimento populacional. 

Cervone foi recebido pelo diretor do Ciesp de São Bernardo do Campo, Mauro Miagutti. "Diante disso tudo, saímos com uma preocupação aqui na nossa região: como serão os próximos 10 anos? O que nós precisamos fazer? É um grande desafio. Estamos fazendo uma ação regionalizada para que possamos trabalhar em conjunto e pensar juntos em soluções", afirnou Miagutti após a palestra.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento e, dentre os convidados, estavam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, o reitor da Unifei (Universidade de Engenharia Industrial), Gustavo Donato, a diretora de Produtos e Serviços do Ciesp, Elizabeth Bozza, além de lideranças das Associações Comerciais e Industriais da região, do Sebrae e das regionais do Ciesp de Santo André, São Caetano, Diadema e Santos. 

Antes da palestra, Rafael teve uma reunião com o prefeito de São Bernardo do Campo Orlando Morando.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!