Diadema realiza formação para novas equipes gestoras das escolas municipais
26/01/2023 15:25 em Novidades

Diretores e vice-diretores, que foram escolhidos por meio de eleição direta realizada em 60 escolas e no CAIS no ano passado, foram acolhidos pelos diferentes setores da Secretaria de Educação que vão apoiar o seu trabalho em mandatos que duram três anos.

Começou na manhã desta quarta-feira (25), no Clube Okinawa, a formação das novas equipes gestoras das 60 escolas municipais e do CAIS (Centro de Atenção à Inclusão Social) de Diadema. Diretores e vice-diretores foram escolhidos pela comunidade escolar no ano passado, por meio de votação direta. A grande maioria dos eleitos participou, também em 2022, de curso de formação em gestão escolar pública, um dos critérios para concorrer ao cargo. Os eleitos que não passaram por essa formação terão acesso ao conteúdo ainda no primeiro semestre de 2023.

Diretores e vice-diretores tomam posse no dia 31 de janeiro, e entre os dias 25 e 27 de janeiro, participam de formação para conhecer todo o funcionamento da Secretaria de Educação, como atuam os diferentes departamentos, qual deles deve ser acionado em cada situação, além de terem sido acolhidos por toda equipe. “Quem está aqui hoje é porque tem o desejo de construir junto e isso não se faz mecanicamente, mas é construído”, destacou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches. “O papel do diretor é estratégico para construção de uma escola de boa qualidade, inclusiva e antirracista”, completou.

Ana Lucia lembrou que o grupo que inicia agora essa formação é um coletivo de pessoas que vão liderar o trabalho na rede municipal de educação da cidade e que desde o início dessa gestão, a parceria com a direção das unidades foi fundamental em vários momentos, como na execução do programa Escola Bem Cuidada. “Aqui pensamos num só propósito, que são os estudantes da nossa rede. Devemos lembrar todos os dias e momentos, para quê e para quem estamos trabalhando. Quando a gente lembra disso, a gente sempre recompõe a força para dar o próximo passo”, completou.

A secretaria apontou, ainda, que a escola é um lugar muito importante, onde se constrói a cidadania, desde o atendimento aos bebês. “O jeito que a gente fala, o jeito que a gente se move, o conhecimento contido na escola diz muito sobre que cidadania estamos construindo para as crianças diademenses”, pontuou. “Muito de como a gente lida, age e vive quando adultos, têm os reflexos de como fomos formados na infância, se fomos tolhidos ou incentivados. Quando a gente fortalece a cidadania desde a infância ela se faz plena, inteira. Nossa cidade é pobre, preta e periférica, com uma densidade demográfica alta que nos mostra a força da cooperação e uma vida coletiva e essa é uma expressão do nosso currículo, do nosso entendimento de educação”, finalizou.

Ao longo de três dias, todos os diretores e vice-diretores vão conhecer os diferentes departamentos da Secretaria de Educação, que vão apoiar o trabalho durante os três anos de mandato, bem como ensinamentos práticos sobre sistemas que precisam ser acessados, formulários que devem ser preenchidos e toda a rotina e demanda que a gestão escolar exige. Também é apresentado um panorama da realidade da educação e do público da educação na cidade. Essa é a primeira vez que é realizada uma formação para as novas equipes, nesses moldes, de apresentação da estrutura administrativa da pasta. O evento de abertura contou com uma dinâmica proposta pela assessora da Secretaria de Educação, Rose Maria de Souza.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!