Programa 'Mais Educação' conclui implementação de 17 hortas educativas em Diadema
17/01/2023 09:00 em Cidades

As hortas orgânicas cultivadas pelos estudantes do Programa de educação integral Mais Educação, em Diadema, já estão presentes em 17 das 19 escolas que participam do projeto.

Seja em canteiros no solo, criados com o auxílio do programa de Agricultura Urbana da Secretaria de Segurança Alimentar, seja em garrafas pet, em um processo que já conscientiza sobre a necessidade de reciclagem e reutilização dos resíduos. “Dentro do macrocampo Meio Ambiente do Mais Educação a gente pôde trabalhar diversos conceitos com os estudantes e foi muito produtivo”, avaliou a coordenadora do macrocampo Meio Ambiente, Maristela Pereira Caixeta.

Unir a experiência da educação ambiental, o contato com a natureza e a criação de bons hábitos alimentares são alguns dos muitos objetivos do projeto de hortas orgânicas, parceria entre as Secretarias de Educação e de Segurança Alimentar. “O Departamento de Agricultura Urbana nos ajuda com o pessoal que monta os canteiros e trazem algumas das mudas. E o meu departamento capacita os estagiários que vão ensinar as crianças a fazer a compostagem, a transplantação de mudas, a rega”, completou Maristela.

O programa de hortas permitiu também trabalhar com os estudantes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, uma série de temas que tem sido trabalhada pelo mundo como forma de garantirmos a sustentabilidade mundial e que foram a Agenda 2030. “Uma vez por semana, por uma hora e meia, a gente trabalhou esses objetivos, com atividades adequadas para a faixa etária e com material diário enviado pela própria Unesco”, relatou. “No objetivo relacionado à garantia de água potável nós fizemos um filtro, com garrafa pet, com pedrinhas. Produzimos tintas naturais com urucum, com café. São várias atividades que visam sempre a sustentabilidade”, finalizou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!