O Teatro Nutrir, que ensina crianças de Diadema a ter uma alimentação saudável, fará várias apresentações dentro do Projeto Férias que será realizado, na cidade, de 23 a 27 de janeiro.
O Projeto é uma atividade municipal, elaborada nas férias escolares, e que leva para a garotada ações gratuitas de cultura, lazer e recreação esportiva.
Organizado pela Secretaria de Segurança Alimentar, as apresentações do Teatro Nutrir vão acontecer no período em que o Projeto Férias estiver nos bairros, na faixa de horário entre 13h às 17h.
“A ação teatral é feita pela equipe do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) e dirigida ao público infantil, com idade entre 5 e 9 anos. Seu objetivo é conscientizar as crianças, desde cedo, sobre a boa alimentação e os hábitos saudáveis de higiene. Isso é importante, porque na fase infantil ou adulta, é a alimentação adequada que garante qualidade de vida para as pessoas”, afirma a nutricionista do PEAND, Renatiely Paschoali.
A apresentação do Nutrir dura 25 minutos e para chamar atenção da plateia e facilitar a comunicação são utilizados recursos como a música e bonecos de fantoches. Em formato de melancia, feijão, pão, alface, cenoura, arroz e banana, entre outros, 16 personagens, feitos de espuma e feltro, explicam para a garotada o quanto é necessário o consumo de frutas, verduras e legumes. Ainda é ensinado como fazer a higienização das mãos e dos alimentos e ressaltada a importância em beber água e escovar os dentes depois das refeições.
Após o teatro, integrantes da equipe do PEAND fala para a garotada sobre a Pirâmide Alimentar e orienta como fazer as refeições diárias, com variedade e consumo equilibrado. Nesse momento, também, são tiradas dúvidas de quem foi assistir ao teatro.
Realizada há mais de 15 anos, o Teatro Nutrir é mostrado em escolas da rede municipal de Diadema e entidades. No ano de 2022, mais de 360 crianças assistiram a apresentação.
A ação educativa pode ser solicitada por instituições públicas, desde que feito o agendamento prévio. Os interessados devem ligar no telefone (11) 4053-3945, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.