A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo deu parecer positivo para que Santo André se torne um Município de Interesse Turístico (MIT). Com o reconhecimento, Santo André pode receber até R$ 700 mil oriundos do Fundo de Melhoria das Estâncias para realizar investimentos no setor, a depender da classificação a ser publicada.
O parecer foi emitido no final do ano passado pelo Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Os próximos passos são a publicação da Lei por parte da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e a sanção do governador.
Na prática, o MIT institui que 140 municípios serão de interesse turístico. Para que um município tenha o reconhecimento, deverá preencher critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de Turismo e expressivos atrativos turísticos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o selo MIT se soma a uma série de ações que vem sendo desenvolvidas pela pasta no setor. “Apostar no turismo é apostar no desenvolvimento sustentável integrando nossa cidade a toda Região Metropolitana. O turismo é um dos grandes geradores de emprego e renda do nosso país. Somente a nível mundial, o turismo representa mais de 10% do PIB”, diz o secretário.