Seguro rural é uma importante ferramenta de gestão de riscos da cafeicultura brasileira
13/11/2022 09:20 em Economia

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para a safra brasileira de café 2022/23, ciclo de bienalidade positiva, é estimada em 50,38 milhões de sacas beneficiadas, incluindo as espécies arábica e conilon. 

Entretanto, as cafeiculturas brasileiras, em especial as regiões produtoras de café arábica, têm enfrentado recorrentes intemperes climáticas, comprometendo as safras de café no Brasil.

Para a Conab, do ponto de vista gerencial, o seguro agrícola é uma importante ferramenta para mitigar esses riscos climáticos que a atividade cafeeira está exposta. 

Embora a contratação do seguro rural apresente crescimento considerável em relação aos anos anteriores, ainda é uma prática com baixa adesão dos cafeicultores.

O técnico em agropecuária e especialista em cafeicultura, Romário Alves, fundador da rede de franquias Sonhagro – pioneira rede de crédito rural do país, acredita que muitos produtores se descapitalizam, ou até mesmo se privam de lazeres, para pagar com recursos próprios as atividades de tratos culturais e os insumos do ciclo da cultura. “Façam um plano de negócio da sua atividade e verão que o crédito rural é a melhor forma de conduzir os gastos na fazenda. É uma ótima opção para produtores que pretendem investir em novos equipamentos para realizarem suas colheitas”.

Como a consultora de cafeicultura, Gilsimar Moreira, de 38 anos, que possui uma lavoura em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, e já realizou o financiamento rural duas vezes com a rede de crédito rural Sonhagro através da Unidade de Muniz Freire, ES. “Decidi fazer os financiamentos, pois tenho o sonho de que a minha lavoura seja referência na região. Fiz através da Sonhagro porque tenho confiança na rede, possui agilidade e muito conhecimento nos processos de contratação do Crédito rural”, comenta.

A Sonhagro oferece consultoria de qualidade na preparação da documentação e faz a intermediação juntos aos bancos para realizar o financiamento de uma maneira rápida e prática para o cliente. 

Além de garantir a consultoria para pequenos, médios e grandes produtores, o empreendedor que decidir virar Franqueado da rede de crédito rural pode ter um negócio com rentabilidade acima de 50%.

“Os modelos de franquias são algo já validado e com total suporte da franqueadora, então, o risco é muito menor do que com relação aos negócios próprios. O agro é uma máquina que não para e precisa cada vez mais de investimentos, principalmente como adubo financeiro, pois sem o dinheiro não há expansão, inovação e implantação de tecnologias”, conclui Romário Alves. 

Para mais informações, acesse: www.sonhagro.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!