Clique no banner abaixo e anuncie conosco
CINCO DICAS PARA REALIZAR UM NEGÓCIO ESCALÁVEL
Empresas e Negócios
Publicado em 11/10/2022

O gestor Oséias Gomes dá dicas para empreender no digital mais assertivamente

O jeito de fazer negócios muda de tempos em tempos e, com a popularização da internet, não foi diferente. O empreendedorismo digital é uma forma de empreender que utiliza meios virtuais, como a internet, para comercializar serviços ou produtos, sem a necessidade de depender de espaços físicos.

Com as mudanças que ocorreram por conta da pandemia, a maioria dos empreendimentos tiveram que se adaptar ao meio digital também. Empreendendo em marketplaces, e-commerces, aplicativos, softwares, cursos online e conteúdos patrocinados em sites e perfis das redes sociais.

Apesar das facilidades, o ambiente virtual também apresenta diversos desafios. “Muitas empresas perceberam que estar no online é essencial para se manter ativo no mercado. Por conta disso, a cada dia há um novo negócio sendo lançado, o que torna o meio digital cada vez mais competitivo e obriga o empreendedor a inovar para se destacar”, explica Oséias Gomes, que deixou a roça e a enxada para se tornar um empresário de sucesso sendo fundador e CEO da Odonto Excellence, que possui mais de 1270 unidades pelo mundo. A cada 48 horas é inaugurada uma nova unidade. Por dia são realizadas mais de 10 mil consultas e 40 mil novos pacientes são atendidos por mês.

Autor de dois best-sellers, Gestão Fácil (2009 e mais de 30 mil exemplares vendidos) e o atual livro Negócio Escalável, lançado no primeiro semestre de 2022, partiu da ideia de observação de que, segundo pesquisa, apenas 55% das startups continuam em operação após três anos.

Segundo Oséias, empreender em um negócio escalável é construir um negócio que apresenta crescimento acelerado sem precisar aumentar os custos na mesma proporção. Ou seja, é uma empresa que alcança grandes resultados com baixo investimento e recursos. “Atualmente as startups têm realizado uma revolução no meio empresarial e no mundo, revolução positiva, que trouxe inovação, atualização e reestruturação de modelos tradicionais, pois o que dá certo geralmente é copiado ou serve de inspiração”, salientou ele.

NEGÓCIO ESCALÁVEL

Ao criar uma empresa, o empreendedor sonha com a durabilidade e o sucesso financeiro do negócio, ele quer chegar ao topo. Porém, as dificuldades e os obstáculos, muitas vezes, fazem com que ele desista da escalada no meio do caminho. Segundo pesquisas, apenas 55% das startups continuam em pleno funcionamento após três anos do início do negócio. Como, então, recuperá-las ou já as criar para a longevidade?

Em Negócio Escalável, Oséias Gomes referência no mercado por ter desenvolvido um modelo único de gestão com lucratividade líquida média de 30%, apresenta as possíveis causas que derrubam um empreendimento, ensina aos jovens empresários como evitá-las e mostra como alcançar o sucesso, estruturando a startup de fora para dentro, considerando as peculiaridades do mercado. Além disso, o autor discute as dificuldades cotidianas e os desafios da imprevisibilidade da vida e dá saídas para o gestor conseguir manter a empresa emergente.

O empreendedor precisa entender que antes de “fazer acontecer”, necessita mergulhar sobre o que um  negócio escalável, um modelo que veio para renovar o mercado e a maneira de se trabalhar com uma visão e organização horizontalizadas, em que a genialidade assume o protagonismo.

Confira algumas sugestões para criar seu negócio escalável mais assertivamente:

Desapego: Mesmo apaixonado e convicto, desapegue-se de tudo! Contraditório? Nem um pouco. Não estou me referindo ao desapego no sentido de desistência, mas daquela certeza errônea de que apenas você, e somente você, sabe o que é bom ou correto para o seu negócio. Ninguém é o senhor da razão, por isso é tão importante buscar outras fontes para ter convicção daquilo que se faz, é desapegar-se do egocentrismo. 

Propósito: Empreender por empreender apenas, ou empreender visando apenas ganhar dinheiro, geralmente não é uma boa motivação. É evidente que ganhar dinheiro é o objetivo de empreender, mas não deve ser o propósito. A sua criação precisa ter um propósito, uma motivação genuína e útil para você e, consequentemente, ao público que pretende atingir. Por que você teve essa ideia? Aonde o resultado dela levará você? E o seu cliente? No que ele será beneficiado? 

Estruturar: não é uma tarefa fácil. Muita gente entende a noção de estruturar um empreendimento como o local em que ele estará e logo pensa na edificação, nas paredes, fachada, móveis, decoração etc. Estrutura também é um ambiente agradável para trabalhar e receber os clientes, mas não é de reformas e espaço que estou falando. Refiro-me ao planejamento detalhado do seu negócio. 

Formato: Coloque sua empresa no formato adequado. Nem toda maneira de empreender é igual. O fundador de uma startup pode se aventurar em variados formatos de fazer negócio, a depender do seu objetivo e área de atuação. Alguns exemplos são as franquias, formato de assinatura, isca e anzol, freemium, marketplace etc. 

Público-Alvo: Encontre o mercado certo. Todo empreendedor investe força, dinheiro e energia para vender seu produto ou serviço e, para isso, é necessário con- quistar um determinado público para ser seu consumidor.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!