Saiba porque é tão importante fazer o processo de licenciamento ambiental
07/10/2022 12:21 em Novidades

A licença de operação ambiental é um documento fundamental para garantir que os empreendimentos não interfiram nas condições do meio ambiente. Por isso, é importante que essa licença seja sempre renovada, de forma a garantir o controle sobre as atividades humanas. A licença de operação ambiental é um importante instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente.

Ela autoriza o início do funcionamento de um empreendimento, garantindo que suas atividades não prejudiquem o meio ambiente. A renovação da licença de operação ambiental é fundamental para manter o controle das atividades humanas que possam interferir nas condições do meio ambiente. Por isso, é importante que a licença seja sempre atualizada e cumpra com todos os requisitos exigidos pela lei.

A concessão da licença ambiental é um processo burocrático que exige atenção e cuidado redobrados por parte de empresas e órgãos ambientais. Os órgãos estaduais são responsáveis por analisar os projetos e conceder a licença, enquanto o IBAMA é o órgão federal responsável por avaliar se os requisitos legais foram cumpridos.

Os ramos que podem obter o licenciamento ambiental são aqueles que possuem maior impacto ambiental, como a agricultura, florestas, caça e pesca, mineração, indústria, transporte, serviços, obras civis, empreendimentos turísticos, urbanísticos e de lazer e biotecnologia.

O que é preciso fazer para conseguir a renovação da Licença de Operação Ambiental?

Para que seja expedida a licença ambiental, são avaliados os impactos ambientais que o empreendimento pode gerar, assim como também são avaliados os potenciais de risco.

Os processos de licenciamento ambiental são regulados por leis específicas, que estabelecem os requisitos e condições para a obtenção de cada uma das licenças. As etapas do licenciamento são: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação. Cada uma delas tem seus próprios procedimentos e exige documentações específicas.

Quando seu negócio está com a LO em dia, ele elimina o risco, e melhora seu desempenho ambiental, garantindo visibilidade positiva no mercado.

Quando seu negócio está com a LO em dia, ele elimina o risco, e melhora seu desempenho ambiental, garantindo visibilidade positiva no mercado. Esses fatores influenciam diretamente na lucratividade do empreendimento, pois geram credibilidade perante os consumidores e investidores.

Ao ter um negócio sustentável, você mostra que se preocupa com as consequências socioambientais da sua atuação e demonstra responsabilidade diante da sociedade. Isso é essencial para conquistar a confiança dos clientes e construir um bom relacionamento com os stakeholders. Portanto, invista em um planejamento de sustentabilidade e colha os frutos desse esforço!

 

Vanda Pereira é Formação em Gestão Ambiental (UNG), com pós-graduação em Administração de Produção (FEI), especialização em Gestão de Qualidade e Gerenciamento de resíduos industrial pelo Senai.

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!