CIESP apresenta para médias e pequenas indústrias programa inédito que visa aumento de produtividade
07/10/2022 09:20 em Empresas e Negócios

Promover ganhos de eficiência que ajudem a controlar estoques, economizar energia e melhorar a finalização de um produto são alguns exemplos do que o programa Jornada de Transformação Digital deve levar às micro, pequenas e médias empresas de todo o estado de São Paulo. O programa, que é gratuito e é uma iniciativa Fiesp/Ciesp/Senai/Sebrae, foi apresentado nesta quinta (06), a 240 indústrias da região do ABCD.

O roadshow, evento itinerante que está circulando pelo estado, aconteceu na escola Senai Manoel García Filho, em Diadema, sob o comando do anfitrião, o diretor regional do Ciesp Diadema, Anuar Dequech Junior. As regionais do Ciesp de Santo André, São Bernardo e São Caetano foram apoiadoras do evento. 

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, fez a abertura do evento lembrando que o programa foi idealizado para apoiar, sem custos, as empresas que tenham faturamento de no máximo R$ 8 milhões por ano. Hoje de 53 mil empresas paulistas, cerca de 92% são micro, pequenas e médias. 

"A gente sabe que a covid acelerou vários processos e trouxe tecnologia: o tempo médio de uma mulher consumidora, entre olhar a vitrine e comprar, caiu para 17 minutos. Minha sogra, de 87 anos, faz compras no e-commerce hoje. E visitei agora a área de corte e costura do Senai Diadema, mas a pergunta é vamos costurar ou imprimir roupas? Esses processos todos têm de ser muito pensados, discutidos e trabalhados. Melhorar a indústria significa melhorar São Paulo e melhorar o país", disse Cervone. 

O presidente do Ciesp afirmou ainda que parceiros como o Investe SP, vão disponibilizar linhas de financiamento com juros de 4,5% para que os empresários possam investir em equipamentos quando necessário e se a economia gerada já nas primeiras etapas da jornada, não for suficiente para custear as etapas mais avançadas.

De acordo com Cervone, até mesmo grandes empresas estão apoiando a jornada porque as melhorias nos processos produtivos se refletem na cadeia toda. A Embraer é exemplo de grande empresa que tem incentivado seus fornecedores a participarem do programa. A C&A é outra grande empresa que já levou até a jornada 234 micro e pequenas indústrias fornecedoras.

Etapas - O presidente do Compi (Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria), Luciano Coutinho, disse que o programa é uma jornada por envolver várias etapas que começam com a racionalização dos processos no "chão de fábrica".

As duas primeiras etapas são lideradas por consultores do Sebrae e as seis últimas por consultores do Senai. Na fase piloto do programa, mais de mil empresas participaram e tiveram em média 40% na produtividade. "Está é uma grande oportunidade. Os requisitos de qualidade e de regularidade são cada vez maiores. Quem está na cadeia automotiva é na cadeia de equipamentos, por exemplo, sabe disso", disse Coutinho. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!