1º Fórum do Autismo do ABC será realizado em Diadema, no Teatro Clara Nunes
08/07/2022 12:18 em Cidades

Com o objetivo de trazer o debate sobre o autismo na região do ABC, Acaesp organiza Fórum focado nas mães, a importância do diagnóstico precoce, palestra com profissionais, e como a arte pode trazer qualidade de vida

Ouça aqui O 

 

Elias Lubaque

Associação Cultural Artística e Esportiva de São Paulo – ACAESP, vai realizar no dia 09 de agosto, às 19h, no Teatro Clara Nunes em Diadema, o 1º Fórum do Autismo do ABCD, “Por uma Sociedade Invisível”. Durante o Fórum, diversas palestras relacionadas ao tema com especialistas, serão ministradas. Profissionais como advogados, por exemplo, que vão explanar sobre às leis e garantias dos direitos e atendimentos prioritários aos autistas. Também vão palestrar psicólogos, psicopedagogos e palestrantes do segmento de contabilidade. Na noite serão contados testemunhos de superação de mães e pais que lutam todos os dias para cuidarem dos seus filhos.

O presidente da Acaesp, Neivaldo da Costa, que há tempos apoia a causa, ressalta a importância desse primeiro Fórum que vai acontecer na cidade de Diadema e que tem o propósito mostrar a dificuldade que tem às famílias pobres quando diagnosticado o autismo. “É importante ressaltarmos, que segundo os dados da Comissão da Câmara e Justiça – CCJ, daqui alguns anos toda família terá um autista. E o autismo não escolhe classe social, só que as pessoas mais pobres, elas têm muito mais dificuldades de acessar os serviços, seja em conseguir laudos, fonoaudiólogos, psicólogos e etc. Por isso que esse Fórum é direcionado para às mães, porque quando tem o diagnóstico ficam todas assustadas. E nós da Acaesp temos feitos bastantes assessoria para muitas mães, com crianças com autismos, entre três e quatro anos, e é muito importante o diagnóstico precoce”.

Sonia Fares, diretora e coordenadora da Escola de Arte Seap diz que o preconceito é forte e existe até dentro das próprias famílias. Mas acredita que o Fórum será um passo importante para debater esse assunto também. “Esse Fórum tem uma importância muito grande na questão da conscientização, porque é uma sociedade invisível e existe preconceito até dentro das próprias famílias, às famílias tem muitos receios de falarem, porque não sabem como os outros vão reconhecer. Por isso o Fórum será um divisor de águas dessa sociedade invisível para passar a ser vista, ouvida. E para dar o encorajamento para eles cobrarem das autoridades e das pessoas que estão à frente das leis, o que é de direito deles”.

Ainda segundo o presidente da Acaesp o Fórum vai mostrar alguns direcionamentos para ajudar essas crianças com autismo, que é através da arte, o quanto a arte pode lhes darem uma alternativa. “Esse Fórum pretende abordar essa parte científica e enfatizar a questão da arte. Como a arte trabalha na questão neurológica das crianças com autismo. Como a arte pode dar um caminho diferente para eles. Esse 1º Fórum do Autismo do ABCD que vamos realizar, ele vem de encontro de uma necessidade muito grande. Hoje o autismo, os números, vem crescendo cada vez mais, porque as pessoas também estão indo atrás de um diagnóstico. O autismo está crescendo muito, e é um problema de todos nós. E a Acaesp está encampando esse primeiro Fórum e tomará que venham outros para que esse assunto tome mais relevância e debates. Iremos falar também do preconceito reverso e tantos outros assuntos no dia Fórum”.

Entrevista com os diretores da Acaesp e Seap no dia (12/07)

Vamos entrevistar ao vivo o presidente da Acaesp, Neivaldo Costa e Sonia Fares, diretora e coordenadora da Escola de Arte Seap no dia (12/07), às 19h. Vamos abordar o 1º Fórum do Autismo do ABCD, um marco na cidade e na região. Acesse o YouTube e ative a notificação. https://www.youtube.com/watch?v=FGleKYIVt4A 

Foto: Sonia Fares, diretora e coordenadora da Escola de Arte Seap e o presidente da Acaesp, Neivaldo da Costa

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!