Renault volta a produzir na Rússia, mesmo sob embargo
22/03/2022 14:06 em Internacional

Com quase um mês de invasão da Rússia na Ucrânia, o embargo econômico ao invasor praticamente paralisou a produção de veículos no país e até a AvtoVAZ, maior empresa russa do setor, suspendeu suas atividades. 

Contudo, agora a Renault – controladora da AvtoVAZ e da marca Lada – retomou a produção de veículos na Rússia, um contraste com outros fabricantes e empresas estrangeiras no país, que suspenderam as atividades.

No caso da Renault, contudo, a decisão teria sido apoiada pelo governo francês, que é o principal acionista da empresa, com 75% das ações da AvtoVAZ.

Como os carros da Lada possuem um peso importante no mercado russo, sendo os mais baratos, apesar de simples, a Renault teme perder os ativos no país por causa do embargo.

Tendo um quadro de 40 mil funcionários, a AvtoVAZ é o maior ativo da Renault fora da União Europeia e perder a operação seria desastroso para a montadora francesa.

Em 2021, a Renault obteve com a Lada, um lucro operacional de € 186 milhões, tendo vendido quase 290 mil carros, apesar de ver a Hyundai-Kia como líder no mercado interno.

A Renault reiniciou a fabricação de veículos em Moscou, mas as plantas de Tolyiatti e Izhevsk serão parcialmente paralisadas por falta de componentes eletrônicos.

Com a pressão do Ocidente, o setor automotivo russo busca resolver a questão de peças e componentes, vitais para manter as fábricas operando.

Para a Renault, trata-se de uma saia justa diante dos demais fabricantes europeus, americanos e de aliados dos EUA.

Na Rússia, a Lada comercializa modelos populares como Granta, Xray, Vesta, Vesta SW, Niva e outros.

Com várias fábricas de veículos e motores na Rússia, a Renault não tem muita opção no momento.

Para o governo russo, a volta às atividades da Renault é uma vitória, dado que até mesmo fabricantes chineses, como a Geely, suspenderam suas operações por lá. (The Guardian)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!