Piscina Olímpica em Santo André retoma atividades e recebe torneio regional
22/11/2021 06:40 em Cidades

Rádio ABC News

A piscina olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, recebeu neste sábado (20) sua primeira competição oficial desde que o equipamento passou por completa modernização. No local, foi realizado o torneio regional da Federação Aquática Paulista, com disputa nas categorias de mirim a sênior e participação de 350 atletas, seguindo os protocolos de segurança sanitária.

“É uma grande vitória voltar a ver o Complexo Pedro Dell’Antonia como palco de competições esportivas. Este espaço que ajudou a salvar milhares de vidas durante a pandemia, retoma sua função original, despontando para o Esporte. Vitória da vida e do planejamento que adotamos desde o primeiro dia de pandemia. Piscina revitalizada, estímulo à prática esportiva restaurado e Santo André de volta ao caminho certo para um futuro seguro”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade, comemorou a retomada das atividades da piscina olímpica. “Primeiramente quero agradecer aos pais, que incentivam os filhos à prática de esportes. Quero reforçar também que é uma alegria receber todos aqui pela primeira vez após o período da pandemia. Que este lugar continue trazendo muito orgulho para a nossa região, estado e país”, ressaltou, ao agradecer as doações de brinquedos feitas pelo público participante para a campanha Natal Solidário, do Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

Espaço abrigou a primeira competição oficial após modernização do equipamento (Fotos: Angelo Baima/PSA)

A piscina olímpica, que a partir de agora volta a receber competições, passou por intervenções que incluíram as partes elétrica e hidráulica, cobertura, aquecimento, revestimento da piscina, reforma dos vestiários, reestruturação completa da sala de máquinas, pintura geral e instalação de iluminação em LED. O aquecimento da piscina olímpica é a gás e tem como elemento complementar o aquecimento solar. As obras foram entregues em agosto de 2020.

Para a supervisora da natação de Santo André, Juliana Lima de Almeida, o retorno das atividades é uma grande conquista. “Este é o primeiro evento público da Federação Aquática Paulista depois da notícia da pandemia. Foi um choque muito grande, mas ao mesmo tempo nos deu orgulho saber que este lugar seria destinado a salvar vidas”.

Da arquibancada, Scheyla Palmira Fioretto, moradora da Vila Gilda, estava na torcida pelos filhos Heitor e Gabriel, de 11 e 13 anos. “É uma emoção acompanhar meus dois filhos na competição regional. Este lugar me traz muitas lembranças, já que cheguei a ficar internada com Covid aqui no Hospital de Campanha do Dell’Antonia e há nove meses perdi meu esposo e minha mãe por conta do vírus. Meu esposo sempre apoiou os meninos e estava sempre presente, vamos continuar acompanhando.”

Com a entrega, serão abertas as inscrições para os cursos de natação (dezembro 2021), que terão início em fevereiro. Serão 2,6 mil vagas disponibilizadas de imediato, sendo que o complexo atenderá aproximadamente 4 mil munícipes até o fim de 2022. 

Além disso, os atletas que treinam para competições na piscina semi-olímpica também utilizarão o novo espaço, dobrando o número de competidores de 150 para 300. 

A atleta Juliana Fontes, de 18 anos, se emocionou ao lembrar sua história no local. “Nado aqui desde os meus sete anos. Este lugar acrescentou muito na minha performance na natação competitiva, sempre com o apoio da minha família e amigos. Tudo aqui faz parte da minha história”.

Competições – As próximas competições estão agendadas para 4 de dezembro, com o Torneio da Amizade de Natação - de mirim a master - da Liga Aquática do Alto Tietê, e dia 11 de dezembro com o Torneio Re-início 2021 - Associação Paulista Master de Natação.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!